Home Sem categoria Artigo: João Gomes tem a senha para encantar

Artigo: João Gomes tem a senha para encantar

499
0

Filho de uma agricultora e de um vaqueiro, João Fernando Gomes Valério nasceu em Serrita, no Sertão de Pernambuco, considerada a  capital do vaqueiro. Mudou-se para Petrolina ainda criança, aos sete anos já integrava o coral da igreja.

Suas composições transmitem o cotidiano do sertanejo, que acorda cedo pronto para a labuta. A internet ajudou a impulsionar a carreira, dando-lhe reconhecimento rápido por seu trabalho. Ele se transformou no novo ícone do sertão, valorizando a cultura nordestina, e  lembra a trajetória de Luiz Gonzaga quando estreou na Rádio Nacional, na década de 1940, com o gibão de couro.

João Gomes, como é popularmente conhecido, tem apenas 19 anos, tímido, não costumava se amostrar.  Mas foi nas trends do TikTok que fez sucesso, sua voz com timbre grave e suas  músicas autorais chamaram atenção do público.

Entre suas referências musicais estão grandes nomes como  Belchior, Armandinho e Cartola. O repertório também é fiel às suas raízes e relembra as músicas de Kara Véia, referência na vaquejada que faleceu em 2004.

O pernambucano está concorrendo ao Prêmio Multishow em três categorias, experimento, super júri revelação, e hit do ano com a canção que o deixou conhecido “Meu Pedaço de Pecado”. É uma grande conquista, já que a premiação privilegia estilo pop. A votação está aberta e o resultado sai em 8 de dezembro.

O seu canal no Youtube criado ano passado já ultrapassa a marca de 2 milhões de inscritos, esse número é bem maior nas mídias sociais do cantor, nas quais ele publica diariamente os bastidores dos shows.

João Gomes cativa pela simplicidade do homem da roça, sua voz melancólica e grave lembra as toadas dos vaqueiros, os aboios para arrebanhar o gado.  A profissão do vaqueiro é sofrida, cavalgar por dentro da caatinga debaixo de sol, protegido apenas por seu gibão de couro não é tarefa fácil, tem que ter muita coragem, sangue no olho como eles mesmo dizem.

As músicas que falam da realidade do sertanejo ainda são muito menosprezadas, João Gomes quebrou preconceitos, encantou  pessoas de todas as idades, ultrapassou as porteiras da roça levando a beleza do semiárido para o Brasil inteiro. Como ele mesmo diz em sua canção, ele tem a senha para correr em todo canto.

Ô levanta cedo para a labuta que eu tô pronto

Eu muito conto com meu deus que ‘tá no céu

Eu tenho a senha pra correr em todo canto

Humildade e disciplina dos sermões que mãe me deu

Eu tenho a senha e meu cavalo já ‘tá pronto

E cima da cela mostro que mereço meu troféu

  •  Youtube: https://bit.ly/3AYBB3d
  • Instagram: https://bit.ly/3E2fIlw
  • Tiktok: https://bit.ly/3G6etDH
  • Plataformas de áudio : https://bit.ly/3FZlvds

Por Ana Paula Martins, estudante de Jornalismo em Multimeios