Home Sem categoria Aniversário de Petrolina – Valexport comemora 127 anos de Petrolina com...

Aniversário de Petrolina – Valexport comemora 127 anos de Petrolina com avanços e muitas realizações

1305
0

Os primeiros esforços de exportação de frutas no Vale do São Francisco, datam de 1986, mas só a partir de 1988, com a criação da Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), esta atividade tomou forma e hoje responde por 90% e 99,9% das exportações do país de manga e uva respectivamente.

Instalada em Petrolina – PE, com o propósito de atuar junto à produção, preparação, transporte, armazenamento, comercialização, exportação e promoção de produtos hortigranjeiros no Brasil e no exterior, a Valexport vem construindo há 34 anos uma história de muita determinação e conquistas.

Nesta trajetória, são algumas das iniciativas bem avaliadas o Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina (LASP), considerado um dos melhores do país; a implantação de sistemas de certificação de qualidade (Produção Integrada de Frutas (PIF), Globalgap e Eurep–Gap, além do grande projeto de Uvas sem Semente e da conquista da Indicação Geográfica de Procedência da Uva e da Manga do Vale do São Francisco, além do apoio ao enoturismo e da obtenção da Indicação de Procedência para os Vinhos do Vale do São Francisco.

Agora em 2022, quando Petrolina comemora 127 anos, a Valexport compartilha o desenvolvimento e os avanços da ‘Terra dos Impossíveis’, contribuindo com feitos reconhecidos nacionalmente a exemplo da iniciativa que resultou na portaria nº 458, que dispensa a indicação de validade em embalagens de vegetais frescos, evitando desperdício de alimentos em todo país.

Ainda em julho deste ano, a entidade co-realizou, pela décima segunda vez com o NMB, organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o XII Workshop Internacional da National Mango Board (NMB). O  Workshop reúne  produtores, profissionais e técnicos das áreas de segurança alimentar, certificação, mercado, logística, fornecedores e exportadores, visando o desenvolvimento e crescimento do consumo das mangas brasileiras nos Estados Unidos.

E quando chegar novembro, entre os dias 16 e 19, a Valexport vai realizar com a Prefeitura de Petrolina, no pátio de eventos Ana das Carrancas, a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina. Já em sua 37ª edição, a Fenagri 2022, vai contar com rodada de negócios, Agritech Semiárido, minicursos, seminários, feira de negócios da economia solidária/agricultura familiar, visitas técnicas e a mostra de produtos e serviços em uma estruturada área de exposições.

Dr.José Gualberto

 

“Há 34 anos a Valexport cumpre muito bem a missão de apoiar os produtores a entregar a fruta do Vale do São Francisco em vários mercados do mundo inteiro, gerando renda e empregos. E agora, quando comemoramos os 127 anos de Petrolina, desejamos a todos que acreditam nesta terra, um futuro pleno de realizações e conquistas”, desejou o presidente da Valexport, José Gualberto de Almeida.