Home Sem categoria Agrinordeste tem programa intenso no Centro de Convenções. Feira já começou!

Agrinordeste tem programa intenso no Centro de Convenções. Feira já começou!

230
0
Feira de Produtos do Campo vai contar com 290 expositores de 13 estados. (Foto: Agrinordeste/Divulgação)
Feira de Produtos do Campo vai contar com 290 expositores de 13 estados. (Foto: Agrinordeste/Divulgação)

O agronegócio não sofreu tantos impactos negativos com a pandemia do coronavírus, como aconteceu com outras atividades econômicas. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 8% no primeiro semestre deste ano, acima da média nacional de 5,8%. Além disso, no mesmo período de 2020, o setor tinha 270 mil empregos, número que subiu para 338 mil neste ano. É neste cenário positivo acontece a 28ª edição da Agrinordeste, entre os dias 6 e 8 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A mostra é gratuita e acontece até às 21h nos três dias.

Considerado o maior evento indoor do agronegócio do Norte e Nordeste, a Agrinordeste vai ocupar uma área de 11.340 metros quadrados. “Como forma de segurança por conta da pandemia, ampliamos em 25% a área de convivência e reduzimos em 6% o número de estandes. O número de visitantes será menor, haverá controle na entrada. As medidas de segurança serão tomadas, há todo um esforço da economia brasileira e de Pernambuco para a retomada de desempenho. O agronegócio não pode parar”, afirmou Pio Guerra, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe).

A programação da Agrinordeste é intensa e, entre as atividades, está o Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, com 71 palestras, realizadas em nove auditórios. Os temas abordados serão sobre atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura, turismo rural. “O seminário vai acontecer no foyer para separar os públicos por conta da segurança sanitária”, acrescenta Pio Guerra.

Tanto o Ministério da Agricultura quanto o Ministério do Turismo estarão presentes no evento. O primeiro estará à frente da iniciativa que conta com 40 estandes do Programa Brasil Mais Cooperativo, para viabilizar a venda de produtos cooperados de diversas partes do país. Já o segundo levará o Programa Brasil Turismo em Natureza, com 32 estandes com roteiros turísticos para explorar as riquezas naturais brasileiras.

A programação ainda conta com a 8ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), com expositores de insumos e equipamentos voltados para o setor, e o Show de Lácteos terá p 6º Concurso de Queijos, que premiará os melhores produtos participantes. A Agrinordeste também terá espaço para fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, serviços e tecnologias para os produtores rurais. “Não tem como mensurar quanto a Agrinordeste movimento em negócios, mas o Sebrae faz pesquisa e é sempre um evento superavitário. Sempre falta estoque de vendas em todos os setores”, garante o presidente da Faepe.

Serviço:
28ª edição da Agrinordeste
Data: de 6 a 8 de outubro
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Entrada: gratuita
Inscrições: www.agrinordeste.com.br
Mais informações: pelo telefone (81) 3312-8500, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br

Produtos de qualidade diretamente do campo

A Agrinordeste também vai abrigar, dentro da sua programação, a Feira de Produtos do Campo. A atividade tem expectativa de contar com 290 expositores de 13 estados brasileiros, que vão apresentar produtos de variados segmentos de negócios. O diferencial é que os expositores vão oferecer aos visitantes artigos de qualidade vindos diretamente das fazendas.

A Feira de Produtos do Campo vai receber caravanas de pequenos e médios empreendedores de todo o país, trazidos pelo Sebrae, Federações de Agricultura, Ministério da Agricultura e Ministério do Turismo. Entre os produtos que serão expostos e comercializados estão produtos lácteos, avícolas, derivados de caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.

Alex Costa será um dos expositores e vai levar para a feira os itens da sua Produtos Pernambuco. Não é a primeira vez que ele participa da Agrinordeste e as expectativas para esta edição são boas. “As expectativas sempre foram excelente, esse ano ainda mais. O Brasil vem passando por essa crise da Covid, mas o agro, não. O agro cresceu e ajudou a economia nacional, precisou produzir muito para manter as famílias em casa e evitar aumentar a pandemia. A Agrinordeste mostra tudo isso, ela motiva, mostra novas tecnologias e interage entre as cadeias produtivas”, afirma. Ele ainda é presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindileite-PE) e do Sindicato do Comércio de Hortifrutigranjeiros, que também terão estande no evento.(Diário de Pernambuco)

Previous articleAuxílio emergencial será prorrogado por mais 3 meses
Next articlePrefeitura de Petrolina abre vagas de agendamento para terceira dose das pessoas com comorbidades graves. Inscreva-se!