Home Sem categoria DIA DA MULHER! As leis de incentivo fiscal e o investimento...

DIA DA MULHER! As leis de incentivo fiscal e o investimento social potencializam a transformação da sociedade brasileira

486
0

                                                                                                         Milena Carvalho

No Brasil, falar sobre o potencial das leis de incentivo fiscal é, necessariamente, falar sobre pessoas que estão realmente conectadas com a transformação social. Uma delas é Milena Carvalho. A arquiteta, cineasta e escritora passou alguns anos dando aula de escrita criativa no Complexo do Alemão e hoje, além de dirigir curtas e documentários, é líder de um projeto focado na realização de oficinas literárias com grupos de mulheres em nove municípios do interior da região Nordeste do país. Essa iniciativa, aliás, defende que a escrita autoficcional é uma forma importante de organização de pensamentos e sentimentos femininos. A didática da oficina é construída a partir da leitura do seu livro de “Quem é essa mulher?”.

Essa obra de Milena Carvalho, ponto de partida para as oficinas, aborda temas como a violência sexual, a maternidade na adolescência, os padrões comportamentais de uma educação não feminista, a superação e o amor. A partir de diversas vivências da autora e fundadora do projeto, a iniciativa se ancorou no poder transformador da escrita como apropriação da própria vida para indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade.

E o que as leis de incentivo fiscal têm a ver com essa iniciativa? Tudo! Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, Milena vivia a dificuldade de captação para tirá-lo do papel. Próximo do prazo estipulado para implementação do projeto, a plataforma da Simbiose Social encontrou o projeto que se conectava com a abordagem de dois de seus clientes e entrou em contato para articular um aporte para a implementação de 100% desse projeto. Com o investimento, mais de 100 mulheres de comunidades do interior do Nordeste foram beneficiadas diretamente.

Na prática, o projeto aconteceu no período de 30 de abril a 3 de julho de 2022 e percorreu as cidades de Codó (MA), Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN). Em cada localidade, uma comunidade específica foi contemplada: de quebradeiras de coco a parteiras, quilombolas, artesãs, indígenas e dançarinas, entre tantos outros recortes culturais que somam a pluralidade da mulher nordestina.

Esse é um exemplo claro de que o Brasil está escrevendo um novo capítulo para o investimento social. Estamos convictos que o futuro da temática passa pelo uso da tecnologia para romper barreiras e criar evidências do impacto social. Com o uso da inteligência artificial, a tomada de decisão das empresas se beneficia de um viés consciente norteador de uma verdadeira transformação que coloca o segundo e terceiro setor juntos em prol da coletividade. E, claro, uma das peças-chave desse olhar inovador são as leis de incentivo fiscal, tais como a Rouanet.

Na nossa vivência na Simbiose Social, temos visto que as empresas têm cada vez mais interesse em investir em projetos com temáticas educacionais na Lei Rouanet. Em contrapartida, os gestores afirmam que é muito complexo ter acesso aos projetos em localidades de baixíssimo nível educacional. Nesse contexto, a Simbiose Social criou uma solução que dá luz aos projetos dentro de cada grupo. Ao cruzar as demandas sociais na tomada de decisão para a verba investida via Lei Rouanet – e outras leis de incentivo fiscal –, as empresas garantem que o aporte fique mais bem distribuído em todo o território nacional e tenhamos mais inteligência no investimento social. Dar mais luz a projetos sociais de todas as regiões do país é uma forma de oferecer mais impacto positivo para a sociedade. Que venha 2023!

Raphael Mayer – Forbes Under 30 Brasil em 2020, cofundador da Simbiose Social e vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018; é formado em Administração com especialização em empreendedorismo social pela Fundação Getulio Vargas.

Mathieu Anduze – Forbes Under 30 Brasil em 2020, cofundador da Simbiose Social, vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018; é formado em Marketing, Publicidade e Propaganda pela ESPM.

Tadeu Silva – Forbes Under 30 Brasil em 2020, cofundador da Simbiose Social, vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018 e mestrando em Ciências da Computação pela UFABC; é especialista em tecnologia com foco nas áreas de desenvolvimento e analytics.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Assessoria de imprensa da Simbiose Social
  • Betânia Lins betania.lins@gmail.com
  • Celular: (11) 9 7338-3879
  • Por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva