Home Sem categoria A força do querer! Estudante pernambucano de escola pública passa em primeiro...

A força do querer! Estudante pernambucano de escola pública passa em primeiro lugar em medicina na USP

925
0

Pernambucano fica em 1º lugar em medicina na USP entre candidatos de escolas públicas: 'realização de um sonho', diz | Educação em Pernambuco | G1

Em meio a uma série de dificuldades causadas pela pandemia que impactaram seriamente a família, o pernambucano Rafael Costa e Silva Souza conseguiu realizar seu maior sonho. Aos 17 anos, o estudante foi aprovado em primeiro lugar em medicina nas vagas afirmativas oferecidas no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), considerara a melhor instituição de ensino superior do país.

Filho de uma família simples que sobrevive de uma pequena papelaria nas proximidades da Universidade Católica de Pernambuco, Rafael fez todo o Ensino Médio em escola pública.

Ele foi classificado em uma das vagas para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo. Ele conta que desde os 14 anos decidiu que dedicaria todos os esforços possíveis para se tornar médico e pensa em seguir carreira como neurologista ou psiquiatra, por conta da vivência com a mãe, que tem epilepsia incapacitante e sofre há muitos anos com as consequências da doença.

Além de driblar as dificuldades, estudando de domingo a domingo em casa, sem estrutura adequada, sem lazer e sem uma boa alimentação, Rafael também conseguiu, graças aos seus esforços, uma bolsa integral em cursinho pré-vestibular, o que colaborou com a aprovação.(Diário de Pernambuco)

Previous articleInep divulga resultado do Sisu 2022. Aprovados já podem fazer a matrícula até o dia 8 de março.
Next articleAposentados podem ter direito à revisão da vida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal