Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, assinalado em 2 de abril.
Ao redor do mundo, pessoas com autismo estão fazendo contribuições enormes para as sociedades, empreendimentos humanos e vidas individuais. Hoje, refletimos sobre essas conquistas, mas também reconhecemos os desafios significativos que permanecem.
Pessoas com autismo frequentemente enfrentam isolamento, estigma e desigualdade. Elas têm sido privadas de acesso à saúde e à educação – especialmente durante crises – e sua capacidade legal tem sido não reconhecida e sobreposta.
Tal discriminação contraria a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de não deixar ninguém para trás.
Isso precisa mudar.
Os governos devem adotar legislações e políticas que garantam a igualdade e promovam a plena participação das pessoas com autismo na sociedade. Precisamos de sistemas de saúde e educação inclusivos, ambientes de trabalho e design urbano – para garantir que as pessoas com autismo tenham oportunidades iguais para prosperar.
Please enter banners and links.