Conceito 5 para o primeiro curso do Campus Salgueiro: resultado de trabalho coletivo.
O curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), recebeu a nota máxima, o Conceito 5, em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação para reconhecimento do curso ocorreu entre os dias 22 e 25 de setembro, de forma remota, e o resultado foi divulgado na última segunda-feira (30).
O processo de avaliação envolveu diversas dimensões relacionadas ao funcionamento do curso, como infraestrutura, projeto pedagógico, processo de autoavaliação e gestão acadêmica, competências do corpo docente, bem como a relação com os discentes, entre outros aspectos. A comissão avaliadora do Inep reuniu-se com todos os segmentos que compõem o curso de Engenharia de Produção, docentes, discentes e técnicos-administrativos, além da equipe gestora da Univasf.
Engenharia de Produção foi o primeiro curso a ser ofertado no mais novo campus da Univasf, na cidade de Salgueiro, no sertão central pernambucano. O curso teve início em 2019, com o ingresso da primeira turma no período letivo 2019.1. A Aula Inaugural de Engenharia de Produção foi realizada em 24 de abril de 2019, no auditório do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE). Atualmente, a graduação tem 69 estudantes matriculados e um quadro docente com 11 professores, parte deles na foto ao lado. A primeira turma irá concluir o curso em 2024.1.
O coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção, Lenilson Olinto Rocha, destaca que o alto conceito obtido pelo curso se deve à dedicação dos professores ao processo educativo, que tem como foco a Engenharia aplicada à execução de projetos. “Nossos professores trouxeram para o curso uma visão de mundo de que o conhecimento na área de Engenharia tem que ser aplicado. Tem que ser aplicável. E por meio dessa aplicação desenvolvemos, ao longo desses cinco anos de curso, mais de 65 projetos. Então, o conteúdo visto em sala é o conteúdo que é aplicado nesses projetos”, relata o professor.
O maior significado da nota máxima nessa avaliação, para o coordenador, é a constatação de que um trabalho coletivo está modificando a realidade do sertão central, especialmente de Salgueiro. “Congregamos pessoas com diferentes formações, trabalhando em prol de um objetivo que é levar essa educação de qualidade. O reconhecimento atesta esse esforço individual e ao mesmo tempo coletivo do corpo docente e dos técnicos-administrativos. Mesmo na falta de infraestrutura física estamos ofertando o melhor em nossas profissões, que é o educar, ensinar o aluno o conteúdo e o aluno aplicar esse conhecimento”, afirma Rocha.
O processo de avaliação do Inep adota uma escala de conceitos que vão de 1 a 5, em que o último é o mais alto. A procuradora Educacional Institucional da Univasf, Ana Cleide da Silva Dias, diz que os cursos com conceito 5 são considerados cursos de excelência. “São cursos que oferecem qualidade de ensino, devendo ser vistos como referência pelos demais cursos ofertados pela Instituição”, observa. Segundo ela, o reconhecimento do curso, assim como a renovação de reconhecimento, é condição necessária para a oferta de novas vagas e a expedição de diplomas.
O reitor Telio Nobre Leite, que participou de todo o processo de criação do Campus Salgueiro, à época como vice-reitor da Univasf, resgata a origem do curso. “Há cinco anos, a Univasf deu início ao curso de Engenharia de Produção no Campus Salgueiro com muitos desafios, entre eles implantar um currículo inovador no sertão central de Pernambuco. Esse processo ocorreu a partir de uma seleção de professores qualificados e competentes, servidores e colaboradores extremamente empenhados e estudantes dedicados, com uma boa infraestrutura e uma boa relação com as instituições de ensino da região”, relembra.
Telio Leite ressalta que o conceito máximo no reconhecimento do primeiro curso do Campus Salgueiro demonstra o acerto do processo de expansão da graduação da Univasf. “Esse ano, nós tivemos também o reconhecimento com nota máxima, com excelência acadêmica, do curso de Medicina, em Paulo Afonso (BA). Agora, no mês em que completamos 20 anos de atividades acadêmicas, o curso de Engenharia de Produção conquista o maior conceito de curso na sua primeira avaliação. Isso significa que a Univasf vem se expandindo e consolidando seus cursos compatibilizando a democratização do acesso à educação superior, pelo processo de interiorização, com a excelência acadêmica na formação profissional”, conclui o reitor. (Ascom)