Home Sem categoria Continua nesta sexta-feira(26) missão técnica de empresários e técnicos ao polo de...

Continua nesta sexta-feira(26) missão técnica de empresários e técnicos ao polo de irrigação Juazeiro(BA)/Petrolina(PE) promovida pela Codevasf

1093
0

Visitas começaram e terminam neste sabado(27)

FRUTICULTURA E IRRIGAÇÃO

Uma missão técnica formada por empresários e técnicos ligados ao segmento de hortifrutigranjeiros irá percorrer, de 25 a 27 de abril, locais estratégicos do polo de irrigação Juazeiro(BA)/Petrolina(PE). A organização está a cargo da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro como parte das comemorações dos 50 anos de atuação da Companhia. O objetivo é mostrar aos visitantes a pujança agrícola do vale do São Francisco, especificamente na área da fruticultura irrigada, para que, por meio da interação com produtores locais, novas relações comerciais surjam e fortaleçam o potencial agrícola da região.

O grupo reúne dirigentes, permissionários e técnicos das Centrais de Abastecimento (Ceasas) de diversos estados, comerciantes de hortifrutigranjeiros filiados à Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (BR-Brastece), Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).

FRUTICULTURA E IRRIGAÇÃO

A missão técnica conta ainda com a participação de representantes dos Distritos de Irrigação dos Projetos Públicos de Irrigação de Maniçoba, Tourão, Mandacaru, Salitre e Curaçá, mantidos pela Codevasf e localizados em Juazeiro, além de representantes da União dos Produtores do Perímetro de Curaçá (Upropic), Cooperativa dos Produtores e Exportadores do vale do São Francisco (Coopexvale), Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e Distrito de Irrigação Nilo Coelho, localizado em Petrolina.

Segundo um dos organizadores, o engenheiro agrônomo João Santana Tosta, da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, “não será um encontro em auditório, mas um conjunto de visitas a campo, colocando compradores em contato direto com os irrigantes e exportadores da região para que os visitantes conheçam a nossa realidade e comprovem a riqueza de nosso vale”.

Roteiro da missão

Juazeiro agora ocupa a segunda posição no ranking nacional na produção de manga - DIVULGA PETROLINA

Manga do Maniçoba. A programação em Juazeiro prevê visitas ao Projeto Público de Irrigação de Maniçoba, Mercado do Produtor e Centro de Excelência em Fruticultura do Senar. Em Petrolina, está prevista visita à fazenda Lira Agro, instalada no Projeto Público de Irrigação Nilo Coelho, e à sede da Coopexvale.

Anselmo Turismo |

Como atividade opcional, os visitantes poderão conhecer um pouco do rio São Francisco navegando no “Vapor do Vinho” e visitar a Vinícola Miolo, na cidade baiana de Casa Nova.

Para a realização da missão técnica, a Codevasf firmou parceria com a AMA, responsável pela administração do Mercado do Produtor de Juazeiro – segundo mercado nacional em termos de comercialização de frutas, legumes e verduras.

Segundo o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota, “estamos prontos para mostrar aos visitantes o que é o Mercado do Produtor de Juazeiro e o que ele representa para a região e para o Brasil. Estamos completando 40 anos de existência, e esse encontro vai abrilhantar ainda mais esta data”.

O Senar, por meio do Centro de Excelência em Fruticultura, também é parceiro na promoção da missão técnica, bem como os Distritos de Irrigação, por meio de seus diretores e produtores de frutas.

PETROLINA - MELHOR DO NORDESTE

Centrais de abastecimento

Há 15 anos a Codevasf, por meio da Superintendência Regional em Juazeiro, participa de reuniões e encontros nacionais da Abracen, divulgando seu trabalho no âmbito do desenvolvimento regional, destacando a implantação dos Projetos Públicos de Irrigação no vale do rio São Francisco – Juazeiro/Petrolina, considerados os responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura irrigada e principal matriz econômica da região, que responde por mais de 90% da exportação de frutas frescas (destacando-se a uva e a manga).

Segundo dados socioeconômicos, em 2023, os PPIs mantidos pela Codevasf alcançaram a marca de 4,11 milhões de toneladas de alimentos produzidos, um crescimento de 4% na área cultivada, e sustentaram 343,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, cujo valor bruto da produção (VBP) chegou a R$ 5,48 bilhões.

Codevasf marca presença na 28ª Fenagri, em Petrolina (PE) – Blog do Waldiney Passos

Para Éder Bublitz, presidente da Abracen, o evento técnico promovido pela Codevasf é uma importante missão para conhecer o que há de mais moderno no mundo em termos de produção de frutas tropicais. “A região é uma referência nacional e internacional de qualidade de frutas, de produtividade, enfim, são muitos atributos positivos que a região do vale do São Francisco oferece”, destaca.

Bublitz considera que muitas pessoas vão em busca de informação, de tecnologia em outros países e esquecem que uma das grandes referências de irrigação é o vale do São Francisco. “A Codevasf criou este belo evento que vai proporcionar muito conhecimento. Vamos aprender muita coisa e levar para as nossas Ceasas o que o vale do São Francisco está produzindo”, conclui.