O Prefeito de Petrolina, Simão Durando, entregou a população, no ultimo sábado(18), mais uma unidade escolar infantil de tempo integram, que leva o nome de ´Ruy Amorim´, cidadão petrolinense, que ao longo de sua vida, dedicou-se de corpo e alma a defender a melhoria da qualidade de vida e os interesses dos homens e mulheres mais simples, moradores da periferia e do interior, que sempre necessitavam de atenção plena
Um homem simples e popular, que iniciou sua vida ainda como estudante de escola pública e ao longo de sua caminhada, foi Vereador de Petrolina, Professor, pai e amigo dos que sempre buscaram as melhorias para os que mais precisavam de atenção e zelo. Foi assim como estudante, comunitário, Vereador homem público, convocado pelo Governador Miguel Arraes de Alencar para ser mais um em busca da melhoria da qualidade dos homens e das mulheres sertanejas. Serviu ao governo do Prefeito Fernando Bezerra, foi Diretor do Ipsep, Superitendente da EMPA, auxiliar e um dos colaboradores mais próximo do Senador Mansueto de Lavor.
A homenagem do Prefeito Simão Durando a Rui Amorim é o reconhecimento da luta permanente que ao longo do anos, levantou a bandeira da humildade em defesa de todos aqueles, homens e mulheres, que mais precisavam de atenção.
Na inauguração da escola com a Presença do Prefeito Simão Durandoe do Vice Ricardo Coelho, da Secretaria de Educação do municipio Rosane da Costa e tantos outros convidados, sua filha, Dra. Barbara Amorim, advogada e ao lado da mae Maria Aparecida e sua irmã Débora Amorim, fez a saudação de reconhecimento e de agradecimento ao Prefeito Simão Durando, a Secretaria de Educação do Municipio, Professora Rosane da Costa e aos presentes
Leia na integra o discurso de agradecimento da Dra. Barbara Amorim:

“Boa noite a todos e a todas, cumprimento todas as autoridades presentes em nome do Prefeito Simão Durando e os demais responsáveis pela celebração desse momento e concretização desse espaço tão importante para o Henrique Leite, na pessoa da Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa.
Na qualidade de filha orgulhosa e saudosa, falo em nome de nossa família e expresso, inicialmente, os mais sinceros agradecimentos aos primeiros provocadores a essa homenagem, os autores do Projeto de Lei, os vereadores Ronaldo Cancão, Maria Elena e Patrício Valgueiro, amigos fiés de meu pai, bem como ao Prefeito à época da aprovação do Projeto, Miguel Coelho. Gratidão!
Essa é uma justíssima homenagem a um homem simples, de origem humilde, com a mãe viúva e semi analfabeta que veio com os filhos, ainda adolescentes, em busca de uma vida melhor, na cidade de Petrolina. Uma história que ainda se repete em tantas famílias da nossa cidade, em razão da possibilidade de progredirmos na cidade que mais cresce no interior do nordeste e acolhe a todos os forasteiros permitindo que finquem suas raízes.
Rui Amorim iniciou sua vida de trabalho muito jovem, carregou carrinho na feira da areia branca, foi ajudante de obra, operário da somassa, mecânico na mecânica bahia, entre tantas coisas que permitiram que tivesse contato com a nossa gente e conhecesse muitas das nossas mazelas sociais. Em conjunto com outros jovens aguerridos de sua geração, foi responsável pela fundação do MDB em Petrolina e em tantas outras cidades do sertão. Partido no qual permaneceu até o último dia de sua vida, fiel as suas ideologias. Eleito o primeiro vereador de oposição, aos 21 anos, no ápice do regime militar, sempre foi um árduo defensor da democracia e dos menos favorecidos. Contribuiu com muitos movimentos sociais, desde a formação do bairro José e Maria, quando ainda era chamado Vila Papelão, apoio aos movimentos sindicais, fundador das associações de diabéticos e pequenas empresas da nossa cidade, chefe do abastecimento de Petrolina, na antiga EMPA, implantou a municipalização do nosso trânsito na antiga EPTTC, hoje AMPLA, fortaleceu as associações de bairros e lideranças locais quando esteve a frente da secretaria de governo, foi pioneiro no processo de modernização e padronização das feiras livres, iniciando pela feira da areia branca, modernizou diversos procedimentos junto ao DETRAN, quando foi gestor por quase 8 anos, sendo este o seu último cargo na vida pública, no qual foi exonerado após denunciar um esquema de corrupção na concessão das CNHs.
Mesmo afastado formalmente, nunca deixou de participar ativamente da vida política da nossa cidade, no sentido mais amplo da palavra, enquanto cidadão provocador e fazedor do bem por onde passasse. Esse era o homem público que todos conheceram. Teve uma vida pública impoluta, sendo um baluarte de ética, trabalho e honestidade.
Na vida privada foi um pai excepcional, em todos os aspectos, junto com a nossa mãe, Aparecida Amorim, nos garantiu um lar de muito amor e segurança. Nossos primeiros incentivadores a estudarmos, trabalharmos e crescermos profissionalmente, sem, jamais, esquecermos de onde viemos, pois aquele que esquece sua origem, tão pouco saberá onde vai. Excelente ouvinte, era uma delícia conversar e compartilhar tudo da nossa vida com o senhor.
Lembro-me no meu primeiro dia de trabalho, no meu primeiro emprego que me aconselhou a atender todas as pessoas humildes com muita cortesia, como se ali estivesse a figura da minha avó e assim fomos criadas, cientes de nossos privilégios e conscientes de nossos deveres enquanto pessoas, em especial o respeito as diferenças e o cuidado com os menos favorecidos. Perdemos a conta de quantos relatos recebemos de pessoas que foram por ele ajudadas, sem nem termos conhecimento, pois ele fazia o bem assim, não divulgava, o fazia porque entendia que faz parte da vida ajudarmos uns aos outros.
Era um homem sagaz, inteligente, com hábitos muito simples, apaixonado pela família, idealizador dos encontros da nossa família Amorim, apaixonado por criança e grande defensor da educação como poder de transformação, logo, nada mais justo e feliz do que ter o seu nome num equipamento que com certeza garantirá transformação social a todas as crianças e suas famílias que aqui serão atendidas. Não nos restam dúvidas de que ele esteja muito feliz com tudo isso que está acontecendo.
Obrigada a todos por essa noite, em especial ao nosso Deus que nos permitiu, mesmo após de 10 anos de falecimento de nosso pai, vivenciar esse momento de reconhecimento tão especial. Gratidão e que o Senhor abençoe esse espaço, essa comunidade e todos que fazem parte dela.