Sempre celebrada nos primeiros meses do ano, a festa tem raízes cristãs, marcando o período que antecede a Quaresma
Com a chegada de 2024, chega também a ansiedade por uma das maiores festas do Brasil: o Carnaval.
Sempre celebrada nos primeiros meses do ano, a festa tem raízes cristãs, marcando o período que antecede a Quaresma, e, no Brasil, se transformou em um evento de cinco dias que conta com tradições como desfiles de escola de samba, blocos de rua e trios elétricos, dependendo da região em que está sendo festejado.
Quando vai ser o Carnaval 2024?
O Carnaval não possui data fixa, uma vez que depende do dia escolhido para a celebração da Páscoa, que também muda todos os anos. A festa é celebrada 47 dias antes da data que marca a ressurreição de Jesus Cristo.
Para chegar a este resultado, calcula-se a data do Domingo de Ramos, celebrado sete dias antes da Páscoa e que dá início à Semana Santa. A terça-feira de Carnaval acontece exatamente 40 dias antes dele.
Em 2024, o Carnaval será no meio do mês de fevereiro, tendo início no dia 10 e se estendendo até o dia 13 deste mês.
Carnaval 2024 do Recife
O Carnaval 2024 do Recife terá como homenageados a cirandeira Lia de Itamaracá e o cantor e compositor Chico Science.
Desta vez, a folia na capital pernambucana terá um dia a mais. A abertura está marcada para a quinta-feira, 8 de fevereiro.
O número de atrações será ampliado para mais de 3 mil, em detrimento das 2,8 mil apresentações do Carnaval 2023.
Dentre as atrações anunciadas estão: Alceu Valença, Lia de Itamaracá, Nação Zumbi, Gilberto Gil, Orquestra Popular da Bomba do Hemeterio, Elba Ramalho, Thiaguinho, Mumuzinho, Capital do Brega, Samuel Rosa, Lenine, Luísa Sonza, Matuê, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Maestro Forró, Louise, Mestre Ambrósio, Pitty, Nena Queiroga, Otto, Siba, Mundo Livre, Olodum, Os Paralamas do Sucesso e Antônio Nóbrega. (Diário de Pernambuco)