Eles cuidam de pessoas, resgatam animais, coordenam campanhas de distribuição de alimentos, mobilizam ações de saúde e abraçam a solidariedade.
O mês de agosto é dedicado a essas pessoas que têm espírito cívico e praticam, de forma voluntária, ações que são de interesse social.
No mês em que se comemora o Dia do Voluntariado, o Transforma Petrolina alcança a marca expressiva de 5.119 voluntários cadastrados na plataforma. Esse quantitativo é atualizado a cada ação realizada pelo programa ou pelas iniciativas sociais desenvolvidas desde 2019.
Para Joana D’arc Lopes, enfermeira recém-formada e voluntária do Transforma Petrolina, sua história ajudando pessoas começou ainda na faculdade. “Sempre participava dos projetos de extensão e fazíamos essas ações solidárias de educação e saúde. Quando a gente presta um trabalho voluntário, conseguimos chamar mais pessoas”, compartilha.
A voluntária Joana se une a outros 57 milhões de voluntários ativos no país, segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil realizada em 2021. O levantamento também mostra resultados positivos, onde aponta que 56% da população adulta já realizou alguma atividade voluntária na vida.
“O trabalho voluntário é orgânico. Ele consegue se manter firme, engajar e fazer com que as pessoas se sintam tocadas pela causa. É um serviço que tem um impacto muito positivo para a nossa sociedade”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.(Ascom)