Nesta terça-feira (29), o município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, sedia a 1ª sessão da degustação técnica de vinhos do Vale do São Francisco. Marco na história da vitivinicultura tropical, o evento será realizado das 14h às 17h, no Laboratório de Enologia do Senac, com degustações técnicas que visam à obtenção do selo da Indicação Geográfica de Procedência (IP) Vale do São Francisco.
Durante a programação, um comitê de degustação formado por profissionais do setor fará uma rigorosa avaliação sensorial de amostras de vinhos.
“A indicação de procedência é um ganho para todos: para os produtores, que garantem que o vinho tenha origem e controle de qualidade; e para o consumidor, que terá a certeza de que o vinho passou por um comitê de degustação, foi aprovado e apresenta qualidade. Com isso, o setor, a sociedade e o consumidor saem ganhando”, comenta o vice-diretor do Conselho Regulador da IP Vale do São Francisco, o enólogo Rodrigo Fabian.
IP Vale do São Francisco
Todo o processo de aprovação na IP Vale do São Francisco é gerido pelo Conselho Regulador. Trata-se de um órgão constituído de acordo com os estatutos do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), associação privada e sem fins lucrativos que reúne as vinícolas da região delimitada.
G1 Petrolina/Foto: Júlia Reis/g1