A Chesf informa, que em atendimento à demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Companhia vai reduziu a defluência média diária da Usina de Sobradinho, na Bahia, saindo dos atuais 1.600 m³/s para 1.000 m³/s, de forma gradual.
A alteração acontece por etapas, iniciou na data do 21 de outubro, a redução para 1.300 m³/s, e atingindo a vazão de 1.000 m³/s neste sábado, dia 23.
Em relação à defluência média diária da UHE Xingó, a vazão pode variar até 2.900 m³/s, ao longo dos meses de outubro e novembro, respeitando uma mínima média diária de 800 m³/s e máxima média mensal de 2.500 m³/s. Tais variações poderão ocorrer a depender da necessidade de otimização energética nas outras regiões do País, conforme determina o ONS
A Chesf ressalta a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas na calha principal do Rio São Francisco, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente. A Empresa permanecerá comunicando, sistematicamente, as vazões a serem praticadas.(Ascom)