Home Sem categoria Pelo 6º ano, Termotécnica marca presença na Fruit Attraction Madri com suas...

Pelo 6º ano, Termotécnica marca presença na Fruit Attraction Madri com suas embalagens FarmFresh produzidas na fábrica de Petrolina

675
0

Já são quase 2 milhões de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 7 mil toneladas de frutas premium brasileiras

Termotécnica, que tem fábrica em Petrolina/PE, participou de mais uma Fruit Attraction, em Madri, Espanha, com as soluções de embalagens FarmFresh para o mercado internacional. Esta é a sexta edição da feira que a companhia participa no Pavilhão Brasil, com o Frutas do Brasil, programa da Abrafrutas e ApexBrasil. E fizemos bonito: o espaço que reuniu entidades, produtores e empresas, ficou em primeiro lugar, superando mais de 1.800 estandes na 16ª FruitAttraction em Madrid. Em nota, a Abrafrutas afirmou que “essa conquista é um reconhecimento do trabalho e dedicação de nossa equipe e dos nossos produtores participantes em levar o que há de melhor da fruticultura brasileira para o mundo. Nosso espaço foi pensado para representar a diversidade, qualidade e inovação das frutas do Brasil”. 

Desde que a companhia iniciou a participação nas principais feiras mundiais de frutas e produtos frescos como a de Madri e de Berlim, as soluções FarmFresh estão obtendo grande aceitação no mercado de agrobusiness internacional. Em seis anos já são quase 2 milhões de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 7 mil toneladas de frutas premium brasileiras como uva, limão e lima, manga, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia, para países de toda a Europa, como França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá.

O transporte de frutas produzidas no Brasil utilizando as conservadoras FarmFresh e consideradas exóticas para estes países, como caju, manga, e pitaya, tiveram boa aceitação no frete aéreo. A linha FarmFresh também conquistou feedbacks positivos sobre o aumento da conservação das frutas, especialmente no caso do limão.

O diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, afirma que“a participação nestas feiras internacionais em parceria com a Abrafrutas e ApexBrasil tem sido fundamental para a consolidação da marca FarmFresh no mercado internacional. As nossas soluções de conservadoras proporcionam que as frutas brasileiras conquistem uma posição de mais qualidade nos mercados internacionais. Apresentamos o valor agregado que as conservadoras em EPS podem oferecer, como o aumento de shelf life, ampliando a qualidade e diminuindo o desperdício de alimentos, e a redução do valor do frete aéreo, devido a seu baixo peso o que, consequentemente, reduz também a pegada de carbono”,afirma.

Por ter um transit time longo, de cerca de um mês entre a colheita no Brasil até estar disponível para o consumidor destes países compradores, as características das conservadoras FarmFresh, fabricadas em EPS  (mais conhecido como isopor*) trazem grandes benefícios em toda a cadeia. Com essa solução de embalagem e conservação, as frutas importadas do Brasil podem suportar a longa jornada de transporte chegando frescas e com seus valores nutricionais preservados nos mercados mais distantes. “As nossas soluções pós-colheita valorizam e são um grande ativo para os produtores das frutas brasileiras, pois garantem que elas sejam acondicionadas, transportadas, entregues e expostas aos seus clientes em diversos países com a mesma qualidade, frescor e cuidado do processo de cultivo e colheita”, reforça o diretor superintendente da Termotécnica.

As soluções pós-colheita da Termotécnica podem ampliar em até 30% o shelf-life das frutas mantendo suas propriedades nutricionais por mais tempo. Certificados por testes em laboratórios europeus (AgroTropical e Frutify), esses resultados conferem redução de perdas e desperdício de alimentos, o que torna a linha FarmFresh sustentável e adequada para acondicionar as frutas da colheita até o consumidor, reduzir a absorção de impactos no transporte e melhorar a exposição no varejo.

Com tecnologia e designs patenteados, permitem alto isolamento térmico, facilidade no empilhamento e transporte. Isso representa também dias a mais com a fruta saudável nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista. Ainda sobre as questões de operação e custos logísticos, os benefícios da conservadora em EPS FarmFresh em relação a outros materiais são comprovados. Em comparação com as embalagens em papelão, por exemplo, as conservadoras em EPS são até 60% mais leves, reduzindo o peso em cerca de 30%, o que representa também economia do frete aéreo.

Reciclagem e redução da pegada ambiental na exportação de frutas

Um aspecto importante para atender ao mercado externo, principalmente na Europa, é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como logística reversa das embalagens e diminuição do desperdício em toda a cadeia são cada vez mais importantes. “O mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma Nivaldo de Oliveira.

Reconhecida no Brasil e internacionalmente como uma empresa ambientalmente responsável, a Termotécnica realiza a economia circular na prática. Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras FarmFresh, a Termotécnica fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo nos países de destino.

Um exemplo bem-sucedido deste processo de logística reversa e reciclagem é na exportação de Limão Tahiti do Brasil para o Reino Unido. O modelo de economia circular já é adotado para as conservadoras FarmFresh onde as frutas passam pelo processo de embalamento e acondicionamento e seguem via frete marítimo para o Reino Unido. A Termotécnica fornece a relação de recicladores locais para o importador. Este, por sua vez, negocia a venda para um destes recicladores que coletam as embalagens pós-consumo na importadora e realizam a sua reciclagem, ou seja, a economia circular acontece na prática.

Compromisso com a agenda 2030 da ONU

Como signatária do Movimento Nacional ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, a Termotécnica reforça a sua atuação responsável e sustentável junto ao mercado, clientes, colaboradores e sociedade, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030.

A atuação da Termotécnica tem especial alinhamento e compromisso com o ODS 12 relativo à Produção e Consumo Sustentáveis, onde as metas fixadas para o ano 2030 são: reduzir pela metade o desperdício de alimentos nas vendas do varejo e nas cadeias produtivas e de abastecimento e reduzir a geração de resíduos através de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reutilização.(Ascom)