Habemus Papam é o texto lido pelo cardeal protodiácono e decano para anunciar a eleição de um novo Papa. O texto anuncia ao povo católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, Roma.
Cardeal tem 69 anos, nasceu em Chicago e trabalhou na América Latina. Ele é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco.
O 267º pontífice da Igreja Católica também tem nacionalidade peruana, onde atuou como missionário e como arcebispo emérito de Chiclayo. Foi lá no Peru, que ele se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Leão XIV foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais — dois terços dos eleitores do conclave.
Antes de se tornar papa, Robert Prevost exercia duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo papa. O nome adotado é Leão XIV

O americano Robert Prevost, 69 anos, foi escolhido para ser o novo papa e comandar a Igreja Católica. Seu nome escolhido foi Leão 14.
Nascido em Chicago, Prevost é considerado um reformista e trabalhou por muitos anos como missionário no Peru antes de ser nomeado arcebispo.
A escolha do novo papa ocorreu nesta quinta-feira (8/5), no segundo dia de Conclave, quando a fumaça branca saindo da chaminé da Basílica de São Pedro, sinalizando que os cardeais entraram em consenso sobre o novo líder da Igreja, pôde ser vista.