Assinatura de acordo de cooperação entre Univasf e Centre Hospitalier du Haut Anjou.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, e o coordenador do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento Ruth de Souza (Neafrar) e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Nilton de Almeida, representam a Instituição em uma missão internacional na França e na República de Camarões. A missão, que teve início esta semana e prosseguirá até 10 de maio, tem o objetivo de estabelecer convênios de cooperação acadêmica e estreitar relações com instituições de ensino estrangeiras nestes dois países. Na agenda oficial desta sexta-feira (2) na França, houve a assinatura de acordos de cooperação com o Centre Hospitalier du Haut Anjou (CHHA) e com a Université Paris Cité (UPCité).
O acordo de cooperação estabelecido entre a Univasf e o Centre Hospitalier du Haut Anjou (CHHA), sediado na cidade de Château-Gontier, visa promover o intercâmbio de conhecimento científico e técnico nas áreas de saúde, educação, pesquisa e extensão entre as duas instituições e desenvolver, de forma conjunta, projetos, eventos acadêmicos e científicos, cursos e assessoria técnica, além de possibilitar estágios para estudantes e profissionais. Participaram da solenidade de assinatura o diretor do CHHA, Éric-Alban Giroux, e o presidente do Conselho Superior do CHHA, Jean Arthuis, ex-ministro das Finanças da França, ex-senador da República Francesa e ex-prefeito de Château-Gontier.
Antes da solenidade de assinatura do termo de cooperação, a comitiva da Univasf participou de uma visita guiada aos principais setores do CHHA, com a presença da diretoria e equipe técnica do hospital. O reitor Telio Leite também fez uma apresentação sobre a Univasf para os representantes do CHHA. Na ocasião, foram discutidos projetos conjuntos e possibilidades de ações em cooperação entre as instituições.

“A celebração desta importante parceria internacional com o Centre Hospitalier du Haut Anjou possibilitará a realização de estágios para estudantes e profissionais da Univasf nessa unidade hospitalar de excelência, entre outras ações”, disse o reitor. Ele convidou os representantes do CHHA para visitar a Univasf, conhecer a Instituição e a região do Vale do São Francisco.
Com o reitor da Faculdade de Farmácia: assinatura de termo para ida de estudante da Univasf à UPCité.
Na Université Paris Cité (UPCité), o reitor Telio Leite e o professor Nilton de Almeida foram recebidos pelo reitor da Faculdade de Farmácia, Jean-Louis Beaudeux, e pelo vice-reitor para Relações Internacionais, Philippe Belmont. A visita também contou com a presença do professor da UPCité Raimundo Gonçalves de Oliveira Júnior, farmacêutico formado pela Univasf, que é coordenador pedagógico do acordo de cooperação acadêmica estabelecido entre as duas instituições.
Durante a visita, houve a assinatura simbólica do acordo de cooperação, firmado em 2024, além da assinatura de um termo de mobilidade acadêmica para a ida da primeira estudante da Univasf à UPCité para cursar parte do curso de doutorado. O desenvolvimento de outros projetos de colaboração entre as duas instituições também foi discutido durante o encontro dos reitores.
A comitiva da Univasf participou ainda de uma visita guiada aos laboratórios de pesquisa e às instalações da Faculdade de Farmácia da UPCité. Também conheceram o jardim botânico da universidade. “Estamos fortalecendo ainda mais a nossa parceria com a UPCité, instituição com a qual já temos um vínculo importante, em virtude da presença do professor Raimundo Oliveira Junior, nosso egresso do curso de Farmácia. Essa cooperação será de grande relevância, especialmente para estudantes e pesquisadores da área de Farmácia. Em breve, teremos a primeira estudante da Univasf a participar da mobilidade na universidade francesa já no âmbito dessa cooperação entre as duas instituições”, afirmou Telio Leite.
República de Camarões – A delegação da Univasf será recebida na segunda-feira (5) na República de Camarões por representantes da Universidade de Bertoua (UBe) e do Ministério das Relações Exteriores do país. O reitor Telio Leite e o professor Nilton de Almeida permanecerão na República de Camarões até 10 de maio. Nesse período, participarão de diversos compromissos oficiais na capital Yaoundé, em Bertoua e em outras cidades onde a UBe está presente. A visita à UBe acontece a convite do reitor Dieudonné Emmanuel Pegnyemb, que esteve em missão na Univasf em agosto de 2024 para formalizar a parceria entre as instituições.(Ascom)