Home Sem categoria Parceria internacional entre Univasf e Universidade de Bertoua desenvolverá ações na área...

Parceria internacional entre Univasf e Universidade de Bertoua desenvolverá ações na área agroflorestal e no ensino do idioma português

1346
0

A comitiva da Univasf foi recebida por autoridades da Região Leste da República de Camarões.

A missão internacional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) à Universidade de Bertoua (UBe), da República de Camarões, realizada entre 5 e 10 de maio, resultou no estreitamento das relações entre as duas Instituições de ensino superior que mantêm um Memorando de Entendimento para Cooperação Internacional, estabelecido em 2024. A convite da UBe, o reitor Telio Nobre Leite e o coordenador do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Raoni Metuktire Abdias Nascimento Ruth de Souza (Neafrar) e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Nilton de Almeida, representaram a Univasf numa programação oficial que percorreu a capital e outras duas cidades da Região Leste de Camarões e definiu duas ações prioritárias: a criação de um curso de português para a comunidade acadêmica da UBe e projetos voltados ao intercâmbio de conhecimentos e tecnologias na área agroflorestal.

No primeiro compromisso oficial, o reitor Telio Leite e o professor Nilton de Almeida foram recebidos pelo ministro de Estado da Educação Superior da República de Camarões, Jacques Fame Ndongo, no Ministério do Ensino Superior, na capital Yaoundé. O encontro contou com a presença do reitor da UBe, Dieudonné Emmanuel Pegnyemb, e do conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette, e teve grande cobertura da imprensa do país. Durante a viagem, a comitiva da Univasf também se reuniu com o governador da Região Leste de Camarões, Gregoire Mvongo, e o prefeito da cidade de Bertoua, Dimbele Jean-Marie Sodea.

Em sua passagem por Camarões, os representantes da Univasf conheceram a Universidade de Bertoua (UBe), algumas de suas unidades acadêmicas e a região onde estão inseridas. Na Faculdade de Letras, Artes e Ciências Humanas da UBe, situada em Bertoua, foram recebidos pelo professor Martin Paul Ango Medjo, diretor da Faculdade. Durante a visita, foi discutida a criação de um laboratório de língua portuguesa voltado à comunidade acadêmica da UBe. O objetivo é proporcionar o ensino do idioma aos integrantes da comunidade acadêmica, facilitando a comunicação entre os intercambistas que futuramente poderão participar de programas de mobilidade internacional na Univasf.

O reitor Telio Leite destaca que a ideia é dar início ao programa de intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre a Univasf e a UBe em 2026. “Queremos trazer intercambistas da Universidade de Bertoua para participar de uma imersão cultural e aprender a língua portuguesa na Univasf e enviar nossos estudantes e servidores para lá para consolidarmos essa cooperação internacional na prática”, afirma. A expectativa é lançar um curso de português online para estudantes e profissionais da UBe ainda este ano.

Com o reitor Dieudonné Emmanuel Pegnyemb.

A missão da Univasf também passou pela cidade de Bélabo, onde visitou o Instituto Superior de Agricultura, Madeira, Água e Meio Ambiente (ISABEE) da UBe. A visita ocorreu na companhia do reitor Dieudonné Emmanuel Pegnyemb e do diretor do ISABEE, Jean Lagarde Betti. A comitiva conheceu a sede do Instituto e a Floresta de Pesquisa e Educação de Ndemba, um projeto agroflorestal coordenado pelo ISABEE, outro projeto que terá atuação conjunta entre as duas Universidades. Os representantes da Univasf também participaram de encontros com docentes e estudantes, que apresentaram diversos projetos desenvolvidos no Instituto, como tanques de criação de peixes, viveiros de cacau e árvores frutíferas, criação de galinhas, entre outras ações.

Segundo o reitor Telio Leite, a UBe tem grande interesse em estabelecer ações com a Univasf visando à troca de conhecimentos e tecnologias que possibilitem o desenvolvimento de espaços agroflorestais. “Quando estiveram na Univasf, o reitor Dieudonné Emmanuel Pegnyemb e sua comitiva conheceram a Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal e expressaram interesse de uma atuação em parceria nessa área”, relata.

O reitor informa que outro objetivo para 2026 será aprofundar as discussões sobre projetos em parceria entre as duas instituições visando ao fortalecimento da área agroflorestal, com a possível ida de uma equipe técnica da Univasf para a UBe. As ações internas para execução dessas primeiras atividades em parceria com a UBe já estão em andamento na Univasf. (Ascom

Advertisement