Home Sem categoria Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril

1390
0

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril

A taxa de desocupação, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,6% no trimestre finalizado em abril deste ano. O índice não apresentou variação estatística em relação ao trimestre anterior, encerrado em janeiro deste ano (6,5%), mas recuou em relação ao trimestre finalizado em abril de 2024 (7,5%).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, a população desocupada, ou seja, aquela que procurou emprego e não conseguiu, chega a 7,3 milhões de pessoas, mantendo-se estável na comparação trimestral (com o trimestre encerrado em janeiro deste ano) e caindo 11,5% (menos 941 mil pessoas) na comparação anual (com o trimestre encerrado em abril do ano passado).

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)Estado registrou 495 mil pessoas em situação de desemprego, com 45 mil a mais do que no trimestre anterior (Frame Caminhos da Reportagem/TV Brasil)Estado registrou 495 mil pessoas em situação de desemprego, com 45 mil a mais do que no trimestre anterior (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A população ocupada (103,3 milhões) também se manteve estável na comparação trimestral, mas cresceu 2,4 % (mais 2,4 milhões de pessoas) no ano. O nível de ocupação, isto é, o percentual de pessoas ocupadas em relação à população em idade de trabalhar, ficou em 58,2%, estável na comparação trimestral e maior na comparação anual (57,3%).

O rendimento médio mensal habitual do trabalhador ficou em R$ 3.246, mostrando estabilidade na comparação trimestral e crescimento de 3,2% no ano (R$ 3.319).(Diário de Pernambuco)