
O auditório Antônio Carlos Magalhães do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III foi palco, nesta quinta-feira (08), da 5ª edição do Sindag Drone Tech. O evento, uma realização do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (IBRAVAG), contou com o apoio fundamental da UNEB e o patrocínio da empresa GM Drone, reunindo alunos de graduação, profissionais da agronomia, empresários e produtores da dinâmica região do Vale do São Francisco.
O encontro foi dedicado à disseminação de conhecimentos, à promoção do networking e à rica troca de informações sobre os avanços da tecnologia no setor agrícola. Através de palestras ministradas por especialistas, rodas de conversa interativas e demonstrações práticas do uso de drones em diversas etapas do cultivo, os participantes puderam imergir no universo da agricultura de precisão.

Um dos pontos centrais do evento foi a discussão sobre o papel crescente dos drones na otimização dos cultivos agrícolas. As tecnologias embarcadas nessas aeronaves não tripuladas oferecem um suporte significativo em atividades como a pulverização precisa de plantações, permitindo a aplicação eficiente de insumos e a redução de custos. Para Gabriel Colle, Diretor executivo da Sindag e IBRAVAG é fundamental a promoção de eventos desse tipo dentro da universidade pública, para a aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade e com as empresas que estão no campo buscando melhores alternativas para o cliente final, que é o produtor rural: “ gostaria de agradecer e parabenizar a Uneb por abrir as portas da instituição. Com certeza, esse é um evento que marca o início de uma grande parceria, onde os alunos vão ter acesso a esse grande mercado de drones de pulverização”, destacou o diretor.
A presença e o apoio do DTCS III a eventos como o Sindag Drone Tech reforçam o compromisso do departamento em manter-se atento às novas tecnologias e em promover acesso gratuito a discussões relevantes para o desenvolvimento regional e a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios do mercado.(Ascom)