A chaminé emitirá fumaça branca quando dois terços dos eleitores do conclave entrarem em consenso sobre a escolha do novo papa
Haverá uma votação na tarde de quarta-feira que vem, a partir das 16h30, após alguns rituais solenes da igreja católica. Acredita-se que a votação ocorra no início da noite do dia sete. Já na quinta-feira (8/5), haverá quatro votações: duas pela manhã e duas votações à tarde, caso não se chegue a um consenso.
Esse esquema continua nos próximos dias até que haja um vencedor com dois terços dos votos. A fumaça será emitida do telhado da chaminé da Capela Sistina a cada duas votações, ou seja, a cada duas sessões. A coloração da fumaça é alterada para indicar se houve um veredito ou não. A preta indica que um nome ainda não foi escolhido e branca para sinalizar que uma decisão foi tomada.
Nesta sexta (2/5), os cardeais voltam a se reunir para as congregações. São momentos importantes em que eles trocam experiências, aproveitam para se conhecer e estudam uns aos outros para que tenha embasamento no momento do voto.