O presidente marcou presença na solenidade que marca o Dia do Exército, comemorado no próximo sábado (19/4), e os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta quarta-feira (16/4) de cerimônia antecipada em alusão ao Dia do Exército e aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
A solenidade ocorreu em frente ao Quartel-General do Exército, com a presença de autoridades civis e militares. O Dia do Exército é celebrado no próximo sábado (19).
Marcaram presença os comandantes das Forças Armadas: general Tomás Paiva (Exército), almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Também participaram os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Mauro Vieira (Relações Exteriores), general Marco Antônio Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) e Juscelino Filho (Cidades), além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Durante a cerimônia, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, leu a Ordem do Dia, destacando que o Exército completa 377 anos em 2025, e que, durante a Segunda Guerra, 25 mil soldados brasileiros, os “pracinhas”, atuaram ao lado das forças aliadas na Itália.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O discurso também destacou o início do alistamento feminino, neste ano. Segundo o general Tomás, 30 mil mulheres se inscreveram para o alistamento até o momento.
A solenidade marcou ainda a entrega das medalhas Ordem do Mérito Militar, Medalha Exército Brasileiro e a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira a autoridades civis e militares. (Correio Brasiliense)