Home Sem categoria Guy Veloso em Juazeiro-BA. Participe do encontro sobre ´Fotografia e Tradição` na...

Guy Veloso em Juazeiro-BA. Participe do encontro sobre ´Fotografia e Tradição` na Uneb

1079
0

O Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, Campus III – Juazeiro, promove um evento especial sobre fotografia e tradição religiosa, com a participação do renomado fotógrafo Guy Veloso. A programação contará com uma roda de conversa intergeracional sobre a fotografia dos Penitentes e uma oportunidade única com a saída do cordão de Dona Nenezinha. Durante o evento, serão discutidas as diferentes perspectivas sobre essa manifestação cultural e religiosa, explorando sua representação fotográfica e a importância da memória coletiva.

A palestra acontecerá nesta quarta-feira, dia 9 de março, às 15h, com participação de Jesulene Ribeiro (Nenezinha), enquanto na sexta-feira, dia 11 de março, às 17h, será realizada a roda de conversa intitulada “Entre Gerações: Olhares para a Fotografia”, com a participação do fotógrafo Guy Veloso, Adeilton Gonçalves da Silva Júnior, Ana Clara Menezes, egressa da instituição, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso com fotografias dos Penitentes, sob a mediação de Ceres Santos, que foi sua orientadora. Logo após, os participantes terão a oportunidade de acompanhar a saída do cordão de Dona Nenezinha (na Rua Princesa Isabel, Santo Antônio), vivenciando de perto essa tradição e ampliando seu olhar sobre a relação entre fé, imagem e identidade cultural.

Guy Veloso é um fotógrafo paraense de renome internacional, atuando no ramo da fotografia documental desde 1989. Participou da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e da 4th Biennial of the Americas em Denver, EUA (2017). Foi curador-geral de fotografia contemporânea na 23ª Bienal Europalia, na Bélgica (2011), e suas obras integram acervos de importantes museus como o MASP, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Museu Nacional de Belas Artes, seu livro “Penitentes”, lançado em 2019, ganhou o Prêmio Jabuti. O evento é uma oportunidade única para estudantes, pesquisadores e apreciadores da fotografia documental explorarem a interseção entre imagem e religiosidade popular, com a visão de um dos grandes nomes da área.

O evento é aberto a comunidade externa.