Também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, a celebração recorda o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, onde aconteceu a crucificação, morte e ressurreição, segundo a fé católica.
Uma das datas mais tradicionais do calendário católico, o Domingo de Ramos é sempre celebrado no domingo que antecede a Páscoa – em 2025, o dia de ramos cai neste 13 de abril.
Também conhecido como Domingo da Paixão do Senhor, o Domingo de Ramos abre a Semana Santa e é dedicado a recordar o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, onde também aconteceu sua crucificação, morte e ressurreição, segundo a fé católica.
“Domingo de Ramos o dia em que celebramos a chegada de Jesus a Jerusalém, onde ele foi aclamado pelo povo, que o via como o Messias. Foi um dos pontos altos da missão que culminou na morte e ressureição de Jesus, algo que ensinou o amor e a fé verdadeiros. Então essa data foi a abertura de um momento muito importante para a igreja”,
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/o/x/HWB3tySxCCw262zyLyNA/8fd26de7-f1df-4db8-8997-a691e5ea047f.jpg)
Domingo de ramos no Santuário Nacional em Aparecida, em 2022 — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
De acordo com o padre, Jesus foi recebido com ramos e mantos pelo povo em Jerusalém – por conta disso, até hoje as celebrações do Domingo de Ramos são repletas de ramos entre os fiéis.
“A igreja tem a tradição de abençoar os ramos, que são o símbolo da fé que nos sustenta e lembra que Jesus deu a vida por nós.”