Home Sem categoria Novo formato de ingresso na universidade permite estudantes escolherem seu curso após...

Novo formato de ingresso na universidade permite estudantes escolherem seu curso após um ano de vivência universitária

1013
0

Mentoria acadêmica e experimentação de diversas áreas de atuação permitem jovens escolherem sua graduação com mais calma e certeza

Decidir o curso universitário ideal é um desafio para muitos jovens, e, em alguns casos, um simples teste vocacional pode não ser suficiente para definir uma trajetória profissional. Um exemplo é a pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), realizada em 2024, que evidencia essa realidade. De acordo com o estudo, mais de 27% dos entrevistados apontaram o medo de se decepcionar com a escolha do curso como sua maior preocupação ao ingressar na universidade. Esse índice chega a 55,8% ao considerar também o receio de não conseguir emprego na área escolhida. As mudanças constantes do cenário do mercado de trabalho e a pressão de obter sucesso profissionalmente impactam esse momento de escolha. Pensando nisso, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu o programa Open Academy, dedicado a proporcionar um momento de experimentação para estudantes que ainda possuem dúvidas em qual carreira seguir. 

Paulo Baptista, diretor de Educação Personalizada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), destaca que o perfil dos estudantes mudou: “hoje, os jovens têm uma perspectiva de vida mais longa, permanecem mais tempo na casa dos pais e tendem a se aposentar mais tarde. Além disso, o mercado de trabalho se expandiu, novas profissões e oportunidades surgiram, fazer uma escolha de profissão se tornou muito mais complexa”, comenta, “não saber qual profissão seguir deve ser encarado como algo normal. Ter a oportunidade de experimentar diferentes possibilidades e desenvolver seu autoconhecimento reduz frustrações tanto para o estudante quanto para sua família, evitando decisões impulsivas baseadas em tentativa e erro”, explica. 

De encontro a esse novo perfil, a PUCPR desenvolveu o Open Academy, um programa no qual o estudante entra na Universidade sem precisar definir um curso de graduação. “Durante o programa, o estudante consegue explorar diversas áreas de seu interesse, vivenciar a rotina de uma Universidade e ter o acompanhamento de um mentor acadêmico, que o auxiliará a montar a grade curricular, identificar habilidades e pontos de desenvolvimento”, destaca Baptista. “No final do programa, o estudante terá maior compreensão da sua futura profissão e também do que almeja na vida”.

O Open Academy tem duração de seis meses a um ano e esse período de vivência é aproveitado como equivalências na matriz curricular da graduação escolhida. Assim, o tempo para adquirir o diploma continuará o mesmo do ingresso tradicional de cada curso. 

O processo seletivo para o Open Academy é simplificado, e as inscrições para a entrada no primeiro semestre de 2025 estão abertas.

Para informações, acesse: https://www.pucpr.br/open-academy/