Home Sem categoria Lagoa Grande/PE se prepara para se transformar em cidade digital e inteligente

Lagoa Grande/PE se prepara para se transformar em cidade digital e inteligente

860
0

Com a presença de 25 municípios, do sertão pernambucano e Norte baiano, o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes, realizado na FACAPE em Petrolina nesta quinta, 27, e pela primeira vez fora das capitais, contou com a presença da Prefeitura de Lagoa Grande/PE.

Representando a prefeita Catharina Garziera, estava o secretário chefe de gabinete Sérgio Martins. Para o secretário, inovação e tecnologia são focos da gestão para colocar todos os serviços públicos mais próximos dos lagoagrandenses.

“Por determinação da prefeita Catharina Garziera estamos buscando ferramentas de gestão e novas tecnologias, para servir melhor à população em todas as áreas. Estar no Fórum Rede Cidades Digitais e Inteligentes nos abrem várias vertentes de atuações. A prefeita faz uma gestão pública com foco no cidadão, tornando uma cidade melhor a cada dia para todos. Nos próximos meses e anos nossa cidade vai receber um grande avanço de desenvolvimento”, assinalou Sérgio Martins.

Segundo José Marinho, fundador da Rede Cidades Digitais e Inteligentes, escolher Petrolina para sediar a primeira edição do fórum num município do interior, foi motivador porque aproxima das pequenas cidades do entorno.

“Investir em tecnologia é oferecer melhor serviço para a população. Quando se investe numa cidade digital e inteligente, significa não causar mais a insensatez de ter que ver pessoas que para ter direito a uma consulta numa unidade pública de saúde, ter que ir de madrugada para uma fila para conseguir um serviço como esse tão essencial. E são as pessoas que vão implantar essa cidade digital, o grupo de servidores, e não as máquinas. São esses pontos positivos que essa inovação traz na vida das pessoas, do cidadão”, explicou Marinho.

PREMIADAS

Prefeituras que vêm dando um passo importante rumo à modernização e ao desenvolvimento sustentável com a implementação de projetos de cidades inteligentes, premiadas com o prêmio Prefeito Inovador 2025, apresentaram suas estratégicas de tecnologias na gestão pública no fórum.

Bodocó, sertão do Araripe foi premiada com o projeto ‘Roça Solar’; Cabrobó também teve destaque com o ‘Cabrobó na Palma da Mão’; Petrolina com a inovação ‘Petolina Digital’; Serra Talhada inovou com o ‘Oxe Serra’; e Campo Formoso/BA com o CF Digital e CF Inteligente.(Ascom)