PE Acessível vai envolver sete secretarias no desenvolvimento de ações em todo o Estado
A governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou, na manhã desta quinta-feira (20), o programa PE Acessível. Com investimento de R$ 400 milhões, a inciativa é uma promessa de campanha da gestora e visa ampliar e fortalecer políticas públicas que promovam autonomia, qualidade de vida, proteção e direitos de pessoas com deficiência.
Com o PE Acessível, o Governo pretende encampar ações até o fim de 2026 que possam consolidar Pernambuco como referência nacional em acessibilidade e inclusão.
Ao lançar o programa no Palácio Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra detalhou as ações que devem ser implementadas até dezembro de 2026.
“O programa chega com a integração de sete secretarias de Estado, diversos programas que hoje são lançados na soma do total de um valor de investimento da ordem de R$ 400 milhões, que envolvem desde centros de reabilitação a serem implantados, além do que a gente já inaugurou no Recife, em Caruaru, Petrolina, Serra Talhada, a ampliação da oferta de órteses e próteses no Estado de Pernambuco, de maneira descentralizada, e o nosso edital de chamamento público, no qual a gente vai beneficiar 50 organizações que trabalham com inclusão social e acessibilidade”, explicou a gestora.
Na cerimônia de lançamento também foram entregues os certificados dos formandos nos cursos do Qualifica PE Acessível, que oferece cursos profissionalizantes a pessoas com deficiência e cuidadores.