Home Sem categoria Atenção, foliões: bandidos estão de olho nos aparelhos celulares

Atenção, foliões: bandidos estão de olho nos aparelhos celulares

825
0

Integrantes das forças de segurança alertam que os aparelhos móveis são os objetos mais cobiçados pelos ladrões e dão dicas de proteção aos foliões, como usar pochetes ou doleiras por baixo da roupa e da fantasia

Segundo a PMDF, no meio da multidão, os ladrões observam as oportunidades para agir - (crédito: Fernando Brito/CB/ DA Press)

Os blocos pré-carnavalescos chegam às ruas da cidades. Mas para brincar na festa, é preciso ficar atento aos objetos pessoais. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), no carnaval do ano passado, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, foram registradas 364 ocorrências de furto. Os aparelhos celulares são os objetos mais cobiçados pelos infratores, representando 67% dos itens abstraídos. Andar sempre em grupo, evitar locais mal iluminados, limitar ou evitar bebidas alcoólicas de terceiros são algumas das dicas para evitar ser roubado.

Em Petrolina-PE, os õrgãos de segurança já fizeram antecipadamente o planejamento das ações no carnaval 2025. Policia Militar e Guarda Municipal, estarão atentos para os eventos que começam na cidade.

Neste sábado (22), a animação começará em Petrolina-PE,  a partir das 11h, com o Bloco Frevo Pé de César, sendo puxado pela Frevuca, a concentração será no Bambuzinho. A partir das 16h, o Bloco ‘Cantando e Encantando’ sairá da Rua Manoel Clementino, e será animado pelo Grupo Novo Skema e o cantor Ivan Greg.

Já a partir das 17h, o Bloco 8 Furos será puxado pela Orquestra Serpente Imperial, a concentração sairá da cidade vizinha, Juazeiro/BA, ao lado da praça do Banco do Brasil, e seguirá pela Ponte Presidente Dutra até a Praça 21 de Setembro. Também às 17h, o Bloco Baque Opará terá concentração na Rua Antônio Santana Filho, em frente ao Café de Bule. O cortejo terá início na Avenida Souza Filho, e seguirá pela Guararapes, até chegar a Praça da 21 de Setembro, onde a festa continua ao som do Baque Opará Banda. A partir das 19h, terá o Bloco Bem Casado, que será puxado pela Orquestra Bandinha de Chicão, a concentração será na Petrolina Antiga.

O psicólogo João Victor Carneiro, 25 anos, já foi furtado em três bloquinhos de carnaval, em anos diferentes, e conta como foi perder o celular novamente no ano passado. “Eu e um grupinho de amigos fomos a um bloquinho em frente à Biblioteca Nacional. Estava bêbado, com um short meio folgado e eu sempre colocava meu celular no bolso da frente. Quando fomos nos locomover para outro bloquinho, bati a mão no bolso e estava sem meu celular. E o pior de tudo é que dentro da capinha estavam minha identidade e meu cartão”,explicou.

Prevenção

Levar somente o essencial, utilizar pochetes ou doleiras por baixo da roupa e da fantasia, responsabilizar um amigo de ficar sóbrio (o conhecido amigo da vez), evitar áreas mais isoladas — como paradas de ônibus sem movimento — e locais sem iluminação são algumas das dicas do especialista em segurança pública, Leonardo Sant’Anna. Ele também considera importante desabilitar temporariamente a função de aproximação do cartão de crédito quando for para locais muito aglomerados, pois muitos criminosos andam com máquinas que funcionam por aproximação.

Fui furtado, e agora?

O Delegado-Chefe da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos do DF, João Guilherme Carvalho explicou que após ser furtado, a vítima deve acionar imediatamente a polícia do evento e verificar se há filmagens no local. Após isso, registrar ocorrência policial com a todos detalhes possíveis e com o código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei) do aparelho, que pode ser verificado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou junto à operadora.

O Imei é um número que fica no celular, com 15 dígitos e um código de barras. Ele auxilia o consumidor a comprovar a titularidade do aparelho, rastrear o dispositivo em tempo real por meio de sites ou aplicativos e controlar o sistema remotamente. Para descobrir o código, basta ir no aplicativo do telefone e discar o código *#06# ou procurar na caixa em que o dispositivo foi adquirido.