A falta de entendimento da população sobre o modelo de comprovação de vida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem favorecido a ação de golpes relacionados ao processo. Atualmente a comprovação é feita pela instituição, por meio de cruzamento de dados dos beneficiários.
O advogado Previdenciário e Trabalhista, Rômulo Saraiva, explica que um caso comum de tentativa de fraude é fazer com que a pessoa acredite que precisa enviar dados para fazer a prova de vida.
“O golpista diz que se a pessoa não conseguir fazer a prova de vida, terá o benefício suspenso e informa ainda que o beneficiário pode fornecer os dados pessoais para fazer a prova de vida naquele momento. Porém, o INSS não envia esse tipo de comunicado”, alerta.
Como denunciar?
Rômulo Saraiva orienta o que fazer caso a pessoa receba esse tipo de mensagem.”O beneficiário pode denunciar na ouvidoria do INSS e na delegacia de polícia mais próxima da sua casa. O mais importante é não clicar em mensagens oriundas de SMS ou WhatsApp com esse conteúdo. Normalmente, isso é um phishing que vai gerar um link malicioso e pode resultar na captura de dados e prejuízos financeiros”, explica.
Recentemente o INSS também alertou, por meio de nota, sobre outro tipo de golpe comum, o do falso servidor que utiliza um crachá do INSS e vai à casa do beneficiário para fazer uma suposta prova de vida presencial.
“O INSS esclarece que não há prova de vida em andamento e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia. Esse tipo de pesquisa ocorre somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografias. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS”. (Diário de Pernambuco)