O primeiro pagamento será realizado em 17 de fevereiro e a previsão é que, até o mês de agosto, o benefício tenha sido disponibilizado para todos os solicitantes
O calendário de pagamento do Abono Salarial para o exercício de 2025 foi aprovado nesta quarta-feira (18/12), durante a reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O primeiro pagamento será realizado em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro e a previsão é que, até o mês de agosto, o benefício tenha sido disponibilizado para todos os solicitantes aprovados. Confira abaixo o calendário e quem tem direito a receber o abono.
- Nascidos em Janeiro – disponível a partir de 17 de fevereiro
- Nascidos em Fevereiro – disponível a partir de 17 de março
- Nascidos em Março e Abril – disponível a partir de 15 de abril
- Nascidos em Maio e Junho – disponível a partir de 15 de maio
- Nascidos em Julho e Agosto – disponível a partir de 16 de junho
- Nascidos em Setembro e Outubro – disponível a partir de 15 de julho
- Nascidos em Novembro e Dezembro – disponível a partir de 15 de agosto
Quem pode receber o Abono Salarial?
O Abono Salarial abrange profissionais da iniciativa privada e servidores públicos que trabalharam formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com uma remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00).
Além disso, para receber o benefício é necessário estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos e que o empregador tenha fornecido os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial. O valor do abono varia conforme o número de meses trabalhados no ano-base e pode chegar até a um salário mínimo.
É possível consultar seu direito ao Abono Salarial a partir do dia 5 de fevereiro por meio da Carteira de Trabalho Digital; no portal GOV.BR; na Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158) e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.
Pagamento na Caixa
O pagamento do Abono Salarial na Caixa será feito, principalmente, por crédito em conta corrente, poupança ou Conta Digital, caso o trabalhador possua uma dessas contas. O acesso à conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA, é feito por meio do aplicativo CAIXA Tem. O saque pode ser realizado em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, e outros meios de pagamento disponíveis pelo banco.
*Com Informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Caixa Econômica