Home Sem categoria Bebê gigante nasce no Ceará em condição rara; entenda

Bebê gigante nasce no Ceará em condição rara; entenda

1211
0

      Criança nasceu pesando mais de 5kg

Antony Gael nasceu no dia 24 de outubro

Um recém-nascido gigante surpreendeu os médicos em Quixeramobim, no Ceará, ao nascer pesando mais de cinco quilos. Antony Gael é o terceiro filho da agricultora Daniela Barbosa Nobre que foi submetida a uma cesariana durante o parto do bebê.

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, a criança nasceu no dia 24 de outubro. A recuperação da mãe e do bebê foi tranquila, e eles deixaram o hospital apenas dois dias após o parto.

O sobrepeso de Antony foi identificado nos exames pré-natal. Daniela, que já tinha ficado grávida outras duas vezes, afirmou que o cansaço durante a gestação do caçula foi maior.

“A partir do sétimo mês eu estava me sentindo muito cansada. Não podia fazer nada que me cansava. A barriga ficou enorme!”, disse a agricultora para a equipe do Hospital Regional do Sertão Central

O nome dado para bebês que nascem com o peso superior a 4kg é macrossomia fetal. A condição é um fator de risco que pode causar problemas durante o parto e até fraturas na clavícula do neném.

Segundo artigo publicado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a predisposição da mãe para desenvolver diabetes gestacional é a principal causa para que recém-nascidos tenham peso acima do habitual.

“O tamanho grande resulta dos efeitos dos altos níveis de insulina fetal produzidos em resposta ao aumento da glicose materna durante a gestação e, às vezes, pela maior ingestão calórica da mãe para compensar a perda urinária de glicose. Assim, quanto menos controlado o diabetes da mãe durante a gestação, maior poderá ser o tamanho do feto”, explica artigo da UFMG.

A criança também precisa ser acompanhada por médicos e nutricionistas após o nascimento para evitar que ela desenvolva doenças e a obesidade infantil.

No caso de Antony, a equipe médica do hospital está acompanhando os índices de glicemia do bebê, promovendo o estímulo ao aleitamento, o monitoramento das mamadas, e também promoverá oferta de uma fórmula específica para complementar, caso haja necessidade calórica. (O Tempo)