Home Sem categoria Prêmio Mceys: o petrolinese Aldy Carvalho será homenageado em São Paulo; É...

Prêmio Mceys: o petrolinese Aldy Carvalho será homenageado em São Paulo; É hoje(25)

1778
0

O poeta, cantador, escritor, compositor e violonista, Aldy Carvalho, natural de Petrolina será homenageado com o Prêmio Mceys Qualidade Brasil em uma cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo no dia 25 de setembro de 2024.

O prêmio, organizado pelo Mceys Instituto de Produção Cultural, reconhece os trabalhos sociais de artistas e profissionais ligados à cultura. Na 10ª edição, o tema central será “Benefícios do Esporte para Transformação Social”, refletindo o compromisso com as causas sociais e culturais.

Aldy Carvalho, cuja obra captura a essência do sertão nordestino, é reconhecido por seu talento como poeta, cantador, compositor e violonista, trazendo histórias e sons que valorizam a cultura regional. Outro homenageado na ocasião será o também pernambucano Rhayfer Ferreira. Além das premiações, o evento terá um caráter solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis para apoiar projetos assistenciais do instituto.

Cidade em Movimento entrou em contato com o poeta para parabenizar e saber como ele recebeu o comunicado da homenagem e o que esse momento representa. “Meu trabalho tem muito a ver com o meu Sertão, com um olhar para o social, povoado de xotes, baião e modinhas, e ser um dos indicados é importante, até porque envolve trabalhos sociais realizados no dia-a-dia em São Paulo, me sinto muito honrado de ser um dos premiados e por ser um representante do nosso Sertão”, pontuou.

Discografia

A discografia de Aldy Carvalho é composta dos álbuns Redemoinho, Alforje, Cantos d’Algibeira, SerTão Andante e Tempo-menino e tive participação especial na obra Espelho d’água do cantador Décio Marques, e nos volumes 5 e 6 da série Festivais do Brasil. Compus música original para o documentário Memórias da boca (São Paulo, 2015) e para o filme Cantigas: o Sertão e suas danças, do diretor Luciano Peixinho (Petrolina/PE, 2019).

Nas obra literária, destacam-se os livros de contos Mémórias de Alforje:5 Contos do Cantador (Multifoco, 2018), VIA-SACRA: o caminho da luz – em cordel, em parceria com o poeta João Gomes de Sá (Nova Alexandria, 2019), o livro infantil A Preá e a Cobra (baleia livros, 2022), O Cavaleiro das Léguas (Nova Alexandria, 2023) e os cordéis A História das Copas do Mundo em Cordel (Luzeiro, 2010, publicação coletiva), A Ganância de um Preguiçoso (Luzeiro, 2011) e No Reino dos Imbuzeiros (Luzeiro, 2011). Meu poema-música “Giralume” foi inserido na obra didática Campo aberto: Educação do campo: 4º e 5º anos, pela Global Editora.

Da Redação – Foto: Arquivo pessoal Aldy Carvalho