Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem da doença
Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade, a população brasileira, consequentemente, vem passando por um processo de envelhecimento. Por isso, doenças reumáticas — ou seja, que comprometem o sistema locomotor —
A artrose — ou osteoartrose ou osteoartrite —, por exemplo, causa desgaste acelerado da cartilagem, estrutura responsável por cercar os ossos e impedir o choque entre eles. Hoje, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas — não só idosas — no país são acometidas pela enfermidade.
Diante desse cenário, ao contrário do que muitas vezes se imagina, o exercício físico pode ser um grande aliado tanto na prevenção como no tratamento da artrose, chama a atenção o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia no joelho.
“Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos ao redor das articulações afetadas, melhoram a flexibilidade e a amplitude de movimento e reduzem a dor e a inflamação”, explica Midlej Reis.
Mas é importante escolher o tipo correto e fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios. “Eles devem ser adaptados às necessidades individuais de cada pessoa e levar em consideração o grau de comprometimento da articulação afetada”, observa o ortopedista.
A Tarde