Home Sem categoria 1º SICOMVALE reúne autoridades da Odontologia do Vale do São Francisco

1º SICOMVALE reúne autoridades da Odontologia do Vale do São Francisco

795
0

Evento promovido pela liga acadêmica da UniFTC de Juazeiro

Faculdade em Juazeiro - Cursos na UNIFTC

O 1º Simpósio de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Vale do São Francisco (1º SICOMVALE), promovido pela liga acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da UniFTC Juazeiro, teve início nesta sexta-feira (16), no auditório da instituição, com a realização de palestras de cirurgiões bucomaxilo de renome da região do Vale do São Francisco.

O evento segue até este sábado (17), quando serão realizadas as cirurgias ao vivo na Clínica de Odontologia da unidade de ensino. Ao longo do primeiro dia de programação, acadêmicos da UniFTC e de outras instituições de ensino do Vale do São Francisco prestigiaram a entrega de conteúdo atual e importante dentro do cenário da Cirurgia Oral e Maxilofacial.

Durante a abertura, o especialista em radiologia e imaginologia, Dr Rodrigo Sales, falou sobre ‘Diagnóstico e Imaginologia em Traumatologia’, depois foi a vez do cirurgião bucomaxilofacial, Dr André Siqueira Campos, apresentar informações relevantes sobre a ‘Cirurgia Ortognática’, em seguida o especialista em DTM e dor orofacial, Dr. Bruno Joaquim abordou a temática ‘Articulação temporomandibular’ e, para encerrar a manhã de palestras, Dr. Márcio Novaes, que é cirurgião bucomaxilofacial, ministrou sobre ‘Tratamento de Pacientes Fissurados’.

“A cirurgia bucomaxilo é um especialidade da Odontologia que compreende e atende várias necessidades referentes às patologias de trauma e cirurgias eletivas de distorções faciais, então é muito importante trazer esse conhecimento para o universo acadêmico para que possa iniciar a paixão pela cirurgia e depois se aprofundarem com cursos de aperfeiçoamento para exercer o ofício com excelência”, pontuou o cirurgião bucomaxilofacial, Dr André Siqueira Campos.

O encontro prosseguiu durante a tarde e contou com a participação da assistente social,  Lidione Souto, que falou sobre os ‘Direitos sociais dos pacientes com deficiência crânio facial’, além de outros grandes nomes da área de Odontologia. “Uma oportunidade de receber informações relevantes de palestrantes experientes dentro da Odontologia, além de ser uma chance de levar muito aprendizado para minha formação”, registrou o aluno do curso de Odontologia de outra instituição de ensino, Danillo Ramon.

Para quem pretende seguir na área de cirurgia é fundamental participar de um simpósio com assuntos importantes ministrados pelas maiores autoridades da região, destaca o presidente da Liga Acadêmica e aluno do 9º período do curso de Odontologia da faculdade em Juazeiro, Leonardo Muniz. “Tivemos a chance de reunir cirurgiões bucomaxilofacial, profissionais que atuam com diagnóstico de radiologia e imaginologia odontológica e outras áreas que envolvem toda a parte de cirurgia. Um evento muito enriquecedor com informações de qualidade”, afirmou.

Todos os temas abordados durante os dois dias de simpósio são importantes na área da cirurgia, ressalta ainda Leonardo. “Os alunos vão ter uma visão mais macro primeiramente, para depois seguirem para tópicos avançados e complexos, como cirurgia ortognática, traumatologia, tumores malignos e benignos, dentre outros”, comentou.

Cirurgias ao vivo farão parte da programação

Neste sábado (17), a programação do simpósio continua com as cirurgias ao vivo e palestras com  o implantodontista, Dr. Solon Xavier e o implantodontista e ortodontista, Dr. Pedro Rezende. No período vespertino, quem vai compartilhar conhecimentos também com o público serão o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. João Paulo Lócio, e a fisioterapeuta especializada em DTM/DOF, Andressa Marques.

O 1º SICOMVALE é mais um movimento para o futuro promovido por alunos e professores da UniFTC, afirmou o diretor Andrei Mello. “Nosso propósito é envolver os estudantes em contextos educacionais práticos, produzir e aprimorar conhecimento, bem como desenvolver competências e habilidades fundamentais em um cenário de saúde cada vez mais complexo ”.  

Ascom