Home Sem categoria Você tem fome de quê?

Você tem fome de quê?

1006
0

Sistema CFN/CRNs lança campanha nacional de conscientização para o combate à fome no Brasil

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRNs) inicia nesta sexta-feira (25) a campanha Você Tem Fome de Quê?, em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição (31/3).

A ação do CFN e conselhos regionais visa sensibilizar os nutricionistas, estudantes de Nutrição e técnicos em Nutrição e Dietética, a sociedade civil organizada e gestores para uma reflexão sobre o estado de insegurança alimentar de mais de 118 milhões de pessoas e dos cerca de 20 milhões que estão passando fome no país.

Somada às ações desempenhadas pelos conselhos regionais de nutricionistas, a campanha traz a música Comida, do Titãs, como mote para sensibilizar as pessoas sobre os problemas gerados pela insegurança alimentar, no país que mais produz alimentos no mundo. Com números e muitas informações, as peças remetem à degradação humana pelo flagelo da fome em todas regiões, no campo e na cidade.

Com foco nas redes sociais, o Sistema CFN/CRN exibirá um filme de 45″, no dia 28 de março, e finalizará as ações com uma projeção mapeada na fachada do Museu Nacional, em Brasília (DF), a partir das 19h, no dia 31/3, mostrando peças da campanha e frases de impacto para chamar a atenção da sociedade brasileira sobre o grave problema instalado no país.

NÚMEROS

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), existem 811 milhões de pessoas no mundo passando fome. No Brasil, os últimos levantamentos realizados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN – 2021), em cerca de 55,2% dos domicílios os habitantes conviviam com a insegurança alimentar (IA), um aumento de 54% desde 2018 (36,7%).

Em números exatos, 116,8 milhões de pessoas estão em situação de IA e 19,1 milhões em situação de IA grave. Porém, especialistas destacam que esse número já deve ser superior às 20 milhões de pessoas com fome no Brasil.

Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas

Contatos da assessoria

  • João Paulo Oliveira ou Rodrigo Rueda
  • Tel: +55 61 99293-5075
  • E-mail: comunicacao@cfn.org.br