Os vereadores Gilmar Santos e Paulo Valgueiro cumpriram na manhã desta quarta (28), a agenda propositiva da semana da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Petrolina. Nesta manhã visitaram o CREAS, no Bairro Palhinhas, e deram sequência ao cronograma semanal que começou na segunda (26) quando estiveram na Cadeia Feminina. Uma agenda de visitas as instituições foi definida entre os integrantes da Comissão no último dia 14. Eles discutiram e revisaram a agenda da Comissão, fizeram encaminhamentos e planejaram novas demandas.

Na visita ao CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), os vereadores observaram as ações desenvolvidas pela instituição que atualmente acompanha cerca de 50 crianças e adolescentes que sofreram violação de direitos e mais de 240 idosos que também tiveram seus direitos violados. No entanto, Petrolina conta apenas com uma unidade dos serviços e duas equipes para atender a demanda da sede e do interior do município. As equipes são compostas de dois psicólogos, dois assistentes sociais, dois advogados e dois educadores sociais, número insuficiente para atender um município com mais de 300 mil habitantes.

Mesmo com a dedicação humanizada dos profissionais, a instituição atravessa alguns problemas para realização dos trabalhos diariamente. Uma das solicitações é a presença da Guarda Municipal, principalmente durante a realização dos cursos e oficinas socioeducativas. Outra necessidade observada, é a necessidade urgente de mais uma unidade do CREAS em Petrolina, com a inserção de mais equipes e a instalação da sede em um local mais acessível às comunidade usuárias.

“Como agentes públicos e integrantes da CDHC estamos visitando às instituições municipais para conhecermos e avaliarmos como podemos ajudar na melhoria dos serviços”, disse  Gilmar, presidente da Comissão.

O relator da Comissão, Paulo Valgueiro, frisa a importância dos serviços de assistência social estarem funcionando a contento da população. “Esses profissionais precisam estar em plenas condições de atender a necessidade de um público que necessita de assistência e acompanhamento. É um trabalho de formiguinha e que transforma a sociedade para melhor. Vamos continuar acompanhando de perto e cumprir nosso papel de legislar, contribuindo para a melhoria desses serviços tão importantes para a nossa sociedade”.

O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Em Petrolina, segundo relatório apresentado pelos profissionais da unidade, a incidência maior são casos de crianças que sofrem de negligência, adolescentes que sofrem de abuso sexual e uso de substâncias psicoativas, e idosos acometidos de violação de direitos (abuso financeiro e violência psicológica).

Visita à Cadeia Feminina

Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina visitaram a Cadeia Pública Feminina de Petrolina na última segunda-feira (26). Os vereadores Gilmar Santos e Paulo Valgueiro avaliaram as condições privadas de liberdade no município. Segundo eles, é preciso melhorias no espaço físico da carceragem, sobretudo para uma melhor assistência à saúde das internas.

A sugestão dos vereadores é que seja criada uma rede de solidariedade pra garantir os serviços de saúde para as internas.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui