Home Sem categoria Se ligue! Até limpar a casa evita a morte precoce por doenças...

Se ligue! Até limpar a casa evita a morte precoce por doenças cardiovasculares

924
0

Menos de 10 minutos de atividade física moderada a vigorosa já é o suficiente para evitar doenças cardiovasculares e reduzir o risco de morte precoce por essas causas, diz um estudo com mais de 25 mil pessoas de 43 a 78 anos. Os pesquisadores se concentraram não nos exercícios feitos na academia, mas em movimentos da vida diária, como subir escadas, faxinar a casa e passear com o bebê

Quer diminuir o risco de ataque cardíaco? Limpar a casa ajuda

O estudo é observacional, ou seja, não estabelece uma relação de causa e efeito. Porém, os dados sugerem diversas associações entre as atividades incidentais e os benefícios cardiovasculares. Movimentar-se constantemente por pelo menos um a três minutos em sessões que, juntas, acumulam 10 minutos diários, esteve associado a uma redução de 29% no risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Intervalos muito curtos de baixa intensidade (menos de um minuto) não surtiram esse efeito. Os melhores benefícios foram sentidos por aqueles que registraram intensidade vigorosa, arfando por cerca de 10 segundos a cada minuto de esforço.

O autor do estudo, Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney, na Austrália, cunhou um termo para as atividades incidentais: atividade física vigorosa de estilo de vida intermitente (Vilpa, sigla em inglês). “São tarefas que fazemos na rotina, como atividades domésticas vigorosas, fazer compras pesadas no mercado, caminhar com intensidade ou brincar com as crianças”, explica. “A Vilpa é como aplicar os princípios do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) à vida cotidiana”, compara. Antes do estudo atual, publicado na revista The Lancet Public Health, Stamatakis realizou uma pesquisa com 22 mil pessoas associando a Vilpa à redução de risco de câncer.

Stamatakis complementa que a mensagem do estudo é que “qualquer tipo de atividade é boa para a saúde, mas quanto mais esforço você colocar nessas tarefas diárias e quanto mais tempo você mantiver essa energia, mais benefícios você provavelmente colherá”.

Correio Brasiliense