Home Sem categoria Vale do São Francisco destaque nacional

Vale do São Francisco destaque nacional

1054
0

Vale do São Francisco

 Artigo de Ebis Dias Santos 

Ebis Dias Santos  – Eng.Agrônomo e Mestre em Irrigação e Drenagem

Recentemente, em pesquisa da Consultoria Urban Systems, encomendada pela Revista Exame, Juazeiro e Petrolina, aparecem ocupando o primeiro e o segundo lugar,respectivamente, do ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se investir na
agropecuária. O Vale do São Francisco, mais uma vez, destaca-se no cenário nacional pelo seu potencial agrícola. Esse destaque reflete um reconhecimento do empenho de vários atores, incluindo produtores, trabalhadores rurais, associações de produtores, pesquisadores, consultores, órgãos de defesa sanitária e toda uma cadeia do agronegócio regional, que eleva e destaca o Vale do São Francisco no cenário nacional.

Em outra pesquisa realizada pelo IBGE, com dados de 2019, que seleciona os 20 municípios mais ricos da agricultura brasileira, Petrolina também aparece na relação desses municípios, mostrando a grandeza e a pujança do nosso agronegócio.

Cabe evidenciar, neste contexto, a importância de todos os segmentos que contribuem para o sucesso da agricultura em nossa região. Todos, capitaneados pelos produtores rurais, são de suma importância para os resultados alcançados. Detalhando apenas um desses segmentos, por exemplo, a defesa sanitária em Petrolina, a ADAGRO, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, que é um exemplo de empresa governamental, que acompanha o desenvolvimento do agronegócio mundial e os seus desafios.

Com uma gestão e um corpo técnico competente e dinâmico, em todos os níveis, a instituição vem trabalhando à frente das suas demandas, capacitando seus técnicos no Brasil e no exterior, inclusive nos níveis de mestrado e doutorado, com a finalidade de maior aprofundar os seus conhecimentos para transferi-los aos produtores por meio de visitas, palestras, dias de campo,reuniões e treinamentos, material educativo, veiculação educativa no rádio e TV, entre outros.

Vale ressaltar que toda essa metodologia está sendo aplicada em um plano de trabalho muito importante para o polo de Petrolina.

As ações do Plano Estadual de Combate às Moscas-das-frutas visam, principalmente, com o monitoramento semanal e combate à praga, manter a qualidade das nossas frutas e garantir os mercados interno e externo para os produtores.

Certamente, sem esses esforços, a infestação da praga poderia ter aumentado significativamente, acarretando sérios prejuízos para a região. O polo de Petrolina, juntamente com o polo de Juazeiro, constituem o principal polo de fruticultura do país, tanto em qualidade como em exportação de frutas. Por esse motivo, a Adagro vem trabalhando incansavelmente para a melhoria da sanidade e qualidade das nossas frutas, bem como na emissão de permissões de trânsito para sua comercialização nos mercados interno e externo.