Home Sem categoria Pernambuco receberá 8,9 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural e...

Pernambuco receberá 8,9 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades

1226
0
O Governo Federal anunciou o investimento de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias pelo programa Minha Casa Minha, Minha Vida (MCMV) em todo o país (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Investimento nacional

O Governo Federal anunciou o investimento de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112, 5 mil moradias pelo programa Minha Casa Minha, Minha Vida (MCMV), nas modalidades Rural e Entidades. De acordo com o Planalto, a seleção das novas moradias supera em mais de 140% a meta inicial prevista pelo Ministério das Cidades.

O programa vai atender mais de 440 mil pessoas em todo o país, muitas delas localizadas em comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas; e famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia.

O MCMV Rural selecionou e habilitou para atuar no programa 2.105 de propostas de 1.137 de entidades organizadoras ligadas aos movimentos de luta por moradia e organizações de representação de agricultores e trabalhadores rurais, além de entes públicos locais. Já para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras.

Os grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, terão prioridades. O prazo de contratação das propostas selecionadas será de 180 dias, contados a partir da data de publicação da portaria, mas que poderá ser prorrogado pelo Ministério das Cidades.

A ampliação da meta se deve ao grande volume de propostas apresentadas, bem como à meta do presidente Lula de contratar 2 milhões de novas moradias até 2026. Na avaliação do governo, há uma demanda represada após a interrupção do MCMV nos últimos anos.

O presidente explicou que este foi exatamente o motivo de se precisar de um prazo maior para o anúncio de hoje. “Não havia projeto na prateleira, com varanda ou sacada. Por isso exigi casas com varanda e que tenha sacada no apartamento. É preciso que as pessoas tenham um espaço de liberdade. Não custa caro fazer um metro e meio de varanda”. (Ascom)

Um dedinho com a palavra atualize , sobre a biometria