Campanha começou nesta segunda (7) e é voltada para crianças a partir dos 6 meses a menores de 5 anos

Resultado de imagem para Vacina contra o sarampo

O movimento nos postos de saúde de Dormentes, começou cedo nesta segunda-feira (7), é que a Prefeitura iniciou hoje a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A vacinação segue até 25 de outubro, sendo o dia 19 o dia D, de mobilização nacional.
Nesta fase, crianças a partir dos 6 meses até menores de 5 anos, devem ser vacinadas com a  tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. “O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde com o cartão de vacina, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. O foco, neste momento, são as crianças por serem mais vulneráveis às complicações decorrentes do sarampo”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.
Sarampo
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado em setembro pelo Ministério da Saúde (MS), 5.346 casos de sarampo foram confirmados no Brasil. Os sintomas iniciais da doença são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui