O Novembro Azul na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) teve início com a distribuição de laços azuis e decoração do serviço, feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o setor de nutrição.

Outras atividades estão sendo desenvolvidas pelo Serviço Social. “A gente aborda a temática com os pacientes e trabalha a educação em saúde aqui na Unidade”, explica a supervisora, Nazaré Cunha.

Para os usuários foram realizadas palestras e rodas de conversa, incluindo um momento com o urologista da UPAE Ialisson Lino. “Conseguimos esse presente para os nossos usuários e foi bem positivo porque ele fala mais sobre a parte técnica mesmo da doença”, considera a profissional.

O Câncer de Próstata

Falando em doença, o Novembro Azul tem como objetivo reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.  “A luta contra o câncer é uma questão de saúde pública, sem falar que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso no tratamento”, ressalta Nazaré.

Nesse contexto vale pontuar algumas informações essenciais: 90% são as chances de sucesso no tratamento quando o câncer é diagnosticado precocemente; o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (desconsiderando os casos de câncer de pele não-melanoma), e a 2ª causa de morte por câncer para eles; os 50 anos é a idade para começar os exames de próstata – quem tiver na família casos de jovens com esse tipo de tumor, deve começar mais cedo, aos 45 anos.

Em geral, nos estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Porém, existem alguns sinais de alerta, como urinar pouco de cada vez; ir ao banheiro com frequência, levantando até no meio da noite para urinar; dificuldade para urinar; dor ou sensação de ardor ao urinar; presença de sangue na urina ou sêmen; ejaculação dolorosa.

Para diagnóstico e prevenção os homens devem fazer o exame de PSA e o toque retal. Para prevenir o câncer os homens também devem adotar uma alimentação mais saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, ir devagar com o álcool e com as comidas muito calóricas.

Assistência

A UPAE dispõe de médicos urologistas em seu ambulatório. Para ter acesso às consultas é preciso seguir o fluxo de marcação, que tem início no posto de saúde com o encaminhamento. Informe-se com o seu médico ou equipe de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui