Home Sem categoria UPAE/IMIP de Petrolina lembra importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer

UPAE/IMIP de Petrolina lembra importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer

25
0

Neste 08 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) lembra a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma das doenças que mais mata no Brasil.

O dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações, serviços e a sociedade pudessem realizar ao redor do planeta ações em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, bem como dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

O principal objetivo do marco da saúde é informar as pessoas sobre a importância de sempre procurar um médico diante de qualquer suspeita para evitar o crescimento da neoplasia.

O câncer: O câncer é uma doença que ocorre quando um grupo de células normais do corpo passam a ter um crescimento anormal e descontrolado, muitas vezes formando um nódulo sólido chamado tumor; com a exceção da leucemia (câncer do sangue), que se caracteriza pela proliferação descontrolada, isto é, cancerosa, de células precursoras (blastos) dos glóbulos brancos normais na medula óssea e no sangue.

Quando não tratados, os tumores podem crescer e se espalhar para outros tecidos que o circundam, ou para outras partes do corpo através do sistema sanguíneo e linfático, podendo também afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório ou, ainda, liberar hormônios que podem afetar funções do corpo.

Os mais comuns são: de pulmão, mama, colorretal, próstata, de pele e estômago. A boa notícia é que pelo menos um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos. Mutações genéticas estão envolvidas em 5-10% dos cânceres, enquanto 27% dos cânceres estão associados ao uso de tabaco e álcool. Quando descobertos a tempo, as chances de cura giram em torno de 90%.

Ascom UPAE/IMIP