Home Sem categoria UPAE/IMIP de Petrolina alerta para os cuidados com a hipertensão na pandemia

UPAE/IMIP de Petrolina alerta para os cuidados com a hipertensão na pandemia

468
0

Hipertensos integram o grupo de risco da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta altura da pandemia muitas pessoas já sabem disso. Mas, para a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) o alerta ainda se faz importante, já que manter a pressão arterial controlada pode diminuir os riscos de agravo para o paciente.

O período pandêmico tornou os problemas de saúde mental mais frequentes e o estresse, ansiedade e sono pouco reparador pioram a pressão arterial porque há uma descarga exagerada de hormônios no organismo, além de provocarem alterações nos hábitos de vida.

“O estresse é um dos fatores que pode fazer a pressão arterial subir, podendo chegar a níveis perigosos. Por isso, a atenção tem que ser redobrada”, reforça a coordenadora médica da UPAE, Bruna Spíndola.

Em Petrolina já estão vacinando pessoas de 18 a 59 anos que possuem comorbidades, entre elas as hipertensas. “É importante ficar de olho no calendário de vacinação e fazer o cadastro no site da prefeitura. A vacina ainda é a arma mais potente que temos para combater o coronavírus, aliada ao distanciamento social e uso de máscara”, destaca a médica.

A recomendação principal é prevenir. Neste sentido, vale reforçar a importância da manutenção de hábitos saudáveis, com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos (mesmo em casa). “Não há necessidade de troca de medicação devido ao risco de infecção ou mesmo se o paciente for infectado, salvo em casos específicos sob orientação da equipe médica”, conclui.

Ascom UPAE