Home Sem categoria UPAE/IMIP de Petrolina alerta para os cuidados com a hipertensão na pandemia

UPAE/IMIP de Petrolina alerta para os cuidados com a hipertensão na pandemia

231
0

Hipertensos integram o grupo de risco da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta altura da pandemia muitas pessoas já sabem disso. Mas, para a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) o alerta ainda se faz importante, já que manter a pressão arterial controlada pode diminuir os riscos de agravo para o paciente.

O período pandêmico tornou os problemas de saúde mental mais frequentes e o estresse, ansiedade e sono pouco reparador pioram a pressão arterial porque há uma descarga exagerada de hormônios no organismo, além de provocarem alterações nos hábitos de vida.

“O estresse é um dos fatores que pode fazer a pressão arterial subir, podendo chegar a níveis perigosos. Por isso, a atenção tem que ser redobrada”, reforça a coordenadora médica da UPAE, Bruna Spíndola.

Em Petrolina já estão vacinando pessoas de 18 a 59 anos que possuem comorbidades, entre elas as hipertensas. “É importante ficar de olho no calendário de vacinação e fazer o cadastro no site da prefeitura. A vacina ainda é a arma mais potente que temos para combater o coronavírus, aliada ao distanciamento social e uso de máscara”, destaca a médica.

A recomendação principal é prevenir. Neste sentido, vale reforçar a importância da manutenção de hábitos saudáveis, com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos (mesmo em casa). “Não há necessidade de troca de medicação devido ao risco de infecção ou mesmo se o paciente for infectado, salvo em casos específicos sob orientação da equipe médica”, conclui.

Ascom UPAE

Previous articleVisitas ao sistema prisional de PE estão suspensas até 15 de junho
Next articlePetrolina amplia polos para aplicação de segunda dose da vacina AstraZenca