A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, aderiram mais um ano à campanha do Outubro Rosa.

O movimento popular internacional é comemorado em todo o mundo e tem como objetivo chamar a atenção para a realidade sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Este ano, a campanha traz como tema “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela” e pretende estimular a participação da população, empresas, entidades, governos e serviços de saúde.

Cada setor lembra o Outubro Rosa à sua maneira. Na UPAE, por exemplo, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) distribuiu laços rosa para toda a equipe e o Serviço Social realizará, durante o mês, rodas de conversa com pacientes e acompanhantes.

“Todo ano nós realizamos essa sensibilização. A CIPA tem como foco os funcionários e colaboradores e o serviço social o público externo. Dessa forma, conseguimos uma boa cobertura”, acredita a cipeira Nazaré Cunha.

Já no HDM, que é o hospital referência em saúde da mulher e da criança, o Outubro Rosa está sendo trabalhado também pela equipe do serviço social, com o apoio da fisioterapia e outros profissionais.

“Realizamos a abertura na ultima  terça-feira [08.10] distribuindo os laços e informativos, mas também durante todo o mês iremos trabalhar o tema nos setores, com palestras, rodas de conversa e muito mais”, afirma a supervisora do HDM, Kátia Silene.

Vale lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui