Home Sem categoria Univasf realiza IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco...

Univasf realiza IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) de 30 de agosto a 2 de setembro

752
0

As plantas que apresentam propriedades farmacológicas são denominadas de plantas medicinais. Para discutir sobre essa temática e contribuir com o uso racional dessa categoria, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf), em conjunto com o 3rd France-Brazil Meeting on Natural Products. O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, no Cineteatro da Univasf, localizado no campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições podem ser realizadas até o início do evento.

Os interessados podem se inscrever presencialmente, no Laboratório de Bioquímica do Campus Sede ou com a comissão de estudantes do curso de Farmácia, ou de forma on-line, pelo site do evento. Os valores variam de acordo com a formação do participante e a data da inscrição. Já a submissão de trabalhos deve ser feita até o dia 31 de junho. Todas as orientações para elaboração e envio dos trabalhos podem ser encontradas no site do Plamevasf.

A programação desta edição contará com 11 minicursos, com vagas limitadas, mais de 20 palestras e apresentações de trabalhos científicos, na modalidade oral e pôster, que irão abordar os temas de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos nas mais diversas áreas, como Química, Farmacologia, Toxicologia, Fitoterapia, Controle de Qualidade, Microbiologia, Parasitologia e Agronomia. A conferência de abertura será realizada no dia 30 de agosto, às 19h, com o professor Leopoldo Clemente Baratto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falará sobre “Divulgação científica e fake news na área de plantas medicinais”. A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

De acordo com o presidente do evento, Jackson Guedes, coordenador do Neplame e professor do Colegiado de Farmácia da Univasf, além dos pesquisadores brasileiros, o evento também terá a participação de pesquisadores estrangeiros. “Nós iremos discutir o aproveitamento das plantas medicinais na produção de diversos produtos, como fármacos, medicamentos fitoterápicos, cosméticos e suplementos alimentares, e trocar experiências, para que possamos contribuir com a indústria farmacêutica nacional”, diz ele.

Guedes destaca que o Plamevasf chega a sua nona edição como um evento já consolidado. “Isso demonstra sua consolidação e a boa interação entre os pesquisadores da França e do Brasil, através do France-Brazil Meeting on Natural Products, contribuindo também com a internacionalização das pesquisas feitas na Univasf”, comenta.

France-Brazil – Coordenado pelo professor Jackson Guedes e pelo professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, na França, o France-Brazil Meeting on Natural Products é uma rede de franco-brasileira que visa apresentar os resultados obtidos em pesquisas realizadas por meio de parcerias entre pesquisadores franceses e brasileiros. A rede foi criada em um acordo de cooperação, assinado em 2017, entre a Univasf e a Universidade de La Rochelle e já possibilitou diversas pesquisas na área. Atualmente a rede conta com mais de 40 laboratórios credenciados e mais de 60 pesquisadores. Mais informações sobre o 3rd France-Brazil Meeting on Natural Products e o IX Plamevasf estão disponíveis no site.(Ascom)

 

Assaí Atacadista | Conheça o Autosserviço do Assaí Atacadista

Previous articleTribunal Superior do Trabalho muda entendimento sobre repouso semanal e pode onerar empresas
Next articleMais ruas requalificadas em Petrolina. Agora, foi no ´Portal da Cidade´.