Home Sem categoria Univasf organiza programação comemorativa pelos 20 anos de atividades acadêmicas

Univasf organiza programação comemorativa pelos 20 anos de atividades acadêmicas

1890
0

Comemoração dos 20 anos da Univasf terá ações acadêmicas e culturais.

Em outubro de 2024, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) completará 20 anos de atividades acadêmicas, ofertando ensino superior público de qualidade em sete campi situados em seis cidades dos estados de Pernambuco, da Bahia e do Piauí. Para celebrar essas duas décadas, serão realizadas diversas ações acadêmicas e culturais para toda a comunidade ao longo do ano. Entre as ações já previstas destaca-se a criação dos símbolos oficiais da Univasf: Lema, Brasão e Hino, para representar a Universidade.

Uma comissão de servidores foi instituída pela Portaria Nº 679/2024 para organizar as atividades comemorativas pelos 20 anos. A Comissão irá submeter ao Conselho Universitário (Conuni), na próxima reunião ordinária, a proposta do Lema da Univasf, que foi elaborado por uma equipe de docentes e técnicos administrativos em educação da Instituição. O Lema, após sua aprovação, será a base para a criação do Brasão e da letra e música do Hino da Univasf. Em breve, será lançado um edital específico convidando a comunidade a participar da criação dos símbolos oficiais da Universidade. Haverá premiação em dinheiro para os autores do Brasão e do Hino escolhidos ao final do processo seletivo.

Também haverá uma programação com diversos eventos artístico-culturais. Um deles será uma nova edição dos Encontros Poéticos, que deverá ocorrer em agosto em Petrolina, reunindo escritores e poetas da região para um grande recital de poesias. O projeto, coordenado pelo assistente em administração Thiê Gomes, da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), conta com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Serão dois dias de evento, com várias ações como feira de livros, contação de histórias, apresentações musicais e outras atividades literárias.

Outro projeto a ser realizado pela DACC é o Festival de Artes, que terá exposição de artes visuais contemporâneas do acervo que a DACC está elaborando para a Univasf e exposição com obras de artistas da região, incluindo estudantes e egressos do Colegiado de Artes Visuais (Cartes). O Festival venceu o 1º lugar no edital da Lei Paulo Gustavo, do município de Petrolina, e incluirá ações de diferentes perfis artísticos. O projeto, coordenado pela professora do Cartes e diretora da DACC, Flora Romanelli Assumpção, inclui várias atividades que serão realizadas em Petrolina, com a oferta de oficinas de arte, saraus literários e espetáculos de música e/ou performance/dança.

A professora Flora Assumpção também obteve a aprovação de mais um projeto, pela Lei Paulo Gustavo Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que viabilizará a pintura da fachada do galpão de Artes Visuais e a reforma da Galeria do Cartes, no Campus Juazeiro. Além da reforma do espaço, importante para as ações de extensão ofertadas para a comunidade externa, o campus ganhará outras melhorias, entre elas a construção de um gazebo para os estudantes, a pintura da caixa d’água e a construção de mobiliários (bancos e sofás) com materiais de reuso para áreas de convivência estudantil.

A Comissão dos 20 Anos está atuando em busca de parcerias para realizar ações comemorativas nos campi que estão localizados fora da região sede. Com este objetivo, também será lançado, em breve, um edital de chamamento aos artistas da Univasf que tenham interesse em participar de um festival multicultural em comemoração ao aniversário.

A vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira, presidente da Comissão Univasf 20 Anos, ressalta que essa é uma grande marca para a Univasf e para toda a região do Vale do São Francisco. “Apesar das dificuldades orçamentárias que estamos vivenciando nos últimos anos, temos muito o que comemorar, pois oferecemos ensino superior público de qualidade, importantes ações de extensão, fazemos pesquisa e inovação de alto nível no sertão e impactamos positivamente a vida de milhares de pessoas da nossa região”, afirma. Ela enfatiza que a Comissão está trabalhando de forma a envolver toda a comunidade acadêmica nessa comemoração e muitas ideias estão em fase de planejamento.

Com este intuito, a Comissão Univasf 20 Anos convida a comunidade acadêmica a contribuir com a elaboração da programação comemorativa. Sugestões de ações e eventos para integrar a programação podem ser encaminhadas para o e-mail: univasfano20@univasf.edu.br. (Ascom)