Home Sem categoria Univasf e IFBA promovem Feira Universitária de Ciências em Juazeiro (BA). Evento...

Univasf e IFBA promovem Feira Universitária de Ciências em Juazeiro (BA). Evento é nesta sexta-feira(8)

598
0

Lançamento de foguetes e apresentação do carro off-road de competição do projeto de extensão Baajatinga são algumas das atividades da Feira Universitária de Ciências, que será promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) neste  dia 8 de julho. O evento acontecerá no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro (BA), das 8h às 12h, com o objetivo de proporcionar a divulgação e a popularização da Ciência por meio de demonstração de experimentos de baixo custo. A feira será aberta à participação da comunidade da escola e do público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

O evento é uma iniciativa do curso a distância de Licenciatura em Física do IFBA, do Campus Salvador, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Grupo de Pesquisa em Eletrofiação e Aplicações em Nanotecnologia (GPEA-Nano) da Univasf. Além do lançamento de foguetes e da apresentação do Baajatinga, haverá a exibição de outros produtos tecnológicos, experimentos com temas interdisciplinares nas áreas de Física, Química, Matemática e Biologia e pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação das duas instituições. As atividades serão coordenadas pelos docentes Evando Araújo, do Colegiado de Engenharia Agronômica e líder do GPEA-Nano da Univasf, e Rafaelle Souza, coordenadora do curso de Física, e Paulo Vicente Moreira dos Santos, ambos do IFBA.

O professor Araújo ressalta que o evento pretende abordar e resignificar, de forma lúdica e atrativa, conceitos de Física, Matemática, Química e Biologia para o estudante da educação básica. “A Feira Universitária de Ciências é uma atividade extensionista que estreita as relações entre universidade e escola. Além de mostrar a toda a comunidade escolar, em especial aos alunos e professores do ensino básico, aplicações diretas do que se aprende em sala de aula para o desenvolvimento de aparatos científicos, protótipos de equipamentos de custo acessível e solução de problemas reais do cotidiano do aluno, a feira traz a oportunidade dos estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem resultados de suas pesquisas científicas e tecnológicas que estão sendo desenvolvidas em ambas as instituições”, destaca.

Esta edição, de acordo com Araújo, será um projeto piloto para um evento mais amplo a ser realizado no próximo ano. “A ideia é que em 2023 a Feira Universitária de Ciências tome maiores proporções, com a realização do evento no Campus Juazeiro da Univasf e a participação de mais escolas, comunidade e mais instituições parceiras”, diz o docente. (Ascom) 

Previous articleEm grande ato de adesão, Miguel recebe apoio de vereadores e mostra força no Paulista
Next articleVila Eulália faz festa para São Pedro neste sábado (9)