A Rede UniFTC segue Decreto n°631/2020 do município, que institui Protocolo de Biossegurança para retorno das aulas práticas

Nessa ultima terça-feira (13), a equipe de profissionais da UniFTC de Juazeiro recebeu os alunos para o retorno às aulas práticas presenciais. Discentes animados e ansiosos tiveram acesso ao campus seguindo todas as recomendações do protocolo de biossegurança preparado pela Rede UniFTC. Nesse retorno, a instituição buscou prevenir a proliferação da Covid-19 e garantir aulas tranquilas para finalização do semestre 2020.2.

A UniFTC de Juazeiro é a segunda unidade da rede a reabrir para as atividades práticas presenciais, com aulas de Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia. A primeira a abrir as portas foi a unidade de Petrolina, situada em Pernambuco. Com o apoio dos professores do Colegiado de Enfermagem da faculdade UniFTC de Juazeiro, também está sendo disponibilizado um plantão de vigilância epidemiológica.

O setor foi criado pela Rede UniFTC para assegurar à comunidade acadêmica um atendimento humanizado, caso seja necessário. O estudante que apresente sintomas gripais será direcionado ao plantão de Vigilância para ser avaliado por profissionais. A depender do quadro de saúde, será encaminhado para Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Pronto Atendimento (UPA) e, em casos de urgência, o SAMU será acionado. Todos os alunos serão acompanhados após o primeiro atendimento.

Movimento pela Prevenção da Rede UniFTC

Antes de ter acesso ao campus e entrar nos laboratórios, todos os estudantes cumpriram as recomendações de higiene para o enfrentamento da Covid-19. Cada aluno foi submetido a algumas perguntas necessárias para proteção, sanitizou os pés, respeitou o distanciamento, higienizou as mãos e mediu a temperatura com o auxílio do sistema de aferição térmica.

Após seguir os primeiros passos, a turma prosseguiu com tranquilidade para o setor de entrega das face shields. O protetor facial é mais um equipamento de proteção individual que garante a segurança de toda a comunidade, por isso, é um dos itens que deve ser usado obrigatoriamente por colaboradores, professores e discentes dentro da instituição.

Dentro dos principais espaços da faculdade, foi montada também uma ambientação informativa, que orienta os presentes sobre as condutas mais seguras e os estimula sobre a prevenção para o bem de todos.

Maria júlia Miranda Cardoso, aluna do curso de Enfermagem, elogiou a UniFTC pela segurança montada. “Me senti bem tranquila ao retornar. Estava com saudades dos colegas e dos aprendizados práticos. Foi muito bom. Parabéns a instituição pela preocupação em garantir um ambiente seguro”, comentou.

O aluno do 6º período de Odontologia, Mauri Gomes de Souza, falou das suas expectativas. “Sempre é um desafio frente a realidade que o mundo está vivendo. Estávamos acostumados às aulas presenciais e mudamos para o ensino remoto bem rápido. Agora retornamos com muita vontade de aprender e movimentar conhecimentos”, disse.

O diretor da UniFTC de Juazeiro, Andrei Mello, informa que o retorno ocorreu de forma adequada. “Todos respeitaram as exigências do protocolo de biossegurança. Entraram na faculdade bem atentos com as informações e seguindo as normas para evitar a proliferação da doença. Nos laboratórios, os alunos obedeceram o distanciamento, evitaram contato e estavam usando os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Um primeiro dia de aulas práticas com muito conhecimento e segurança”, explicou.

Aulas teóricas e demais campi

As aulas teóricas em Juazeiro, assim como em todas as outras unidades da UniFTC, permanecem sendo realizadas de maneira virtual, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).

Lembramos que as instituições de ensino superior são controladas por determinações da esfera Federal – como os ministérios da Saúde e da Educação -, mas, por conta da pandemia, as atividades em seus campi passaram a ser reguladas pelos estados e municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui