Home Sem categoria Unidade de Acolhimento garante assistência a pacientes assistidos pelo CAPS AD e...

Unidade de Acolhimento garante assistência a pacientes assistidos pelo CAPS AD e CAPS em Petrolina

414
0

Unidade de Acolhimento garante assistência a pacientes assistidos pelo CAPS AD e CAPS i em Petrolina

Implantado em 2019, a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), única do Estado de gestão municipal, e a Unidade de Acolhimento Adulto – (UAA) têm como objetivo atender as demandas de pacientes assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s). Ao público infantil tem sido proporcionado a reinserção na  sociedade e retorno ao seio familiar. Já os adultos, além da reinserção, também se proporciona o reingresso ao mercado de trabalho. Atualmente, 10 pessoas estão sendo assistidas nas unidades, destas três são crianças e sete adultos.

A Unidade de Acolhimento é uma instituição pública municipal voltada a fornecer apoio a pessoas que estejam em condição de vulnerabilidade  social ou familiar, ocasionadas por uso abusivo de álcool e outras drogas. No acolhimento, a Unidade oferta acompanhamento terapêutico com assistente social, psicólogo e psicopedagogo, além de proteção temporária, que pode durar até seis meses. A sua estrutura é de uma residência e está preparada para atender as necessidades destes públicos dia e noite.

Com mais de três anos em funcionamento, o local já realizou 53 acolhimentos do público adulto e 19 do público infantil.  Para a coordenadora das unidades, Lucimar Vale, o trabalho desenvolvido visa renovar e fazer com que os assistidos retornem ao convívio em sociedade. “Desde a sua implantação, em 2019, até o momento, mais de 70 acolhimentos foram realizados com crianças, jovens e adultos. É gratificante ajudar a libertar estas pessoas do vício, resgatando a autoestima e o retorno ao convívio social, explicou.

As Unidades de Acolhimentos ficam localizadas na Rua Maurício de Nassau, s/n, Gercino Coelho.

Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Previous articleAgora é lei: Dia Nacional do Endocrinologista será celebrado em 1º de setembro
Next articlePetrolina: iniciadas as obras da reforma e ampliação do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho