Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de extensão “Tecnologias Digitais, Jornalismo e Fake News”, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-DCH II), em Juazeiro.

As inscrições serão realizadas entre 8 e 18 de outubro de 2019, pelo e-mail: colegiadodejornalsimodch3@gmail.com.

Os interessados devem informar nome completo, data de nascimento, número de documento de identificação e ocupação. As aulas serão iniciadas no dia 21 de outubro, com prazo de conclusão até 10 de dezembro.

O objetivo do curso é analisar os fenômenos midiáticos decorrentes das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na sociedade contemporânea, sobretudo seu impacto no jornalismo tradicional.

Com carga horária de 32 horas, a atividade de extensão é direcionada à professores, jornalistas, profissionais e estudantes da área da comunicação, além de interessados em compreender os fenômenos contemporâneos decorrentes das tecnologias digitais. Cibercultura, convergência midiática, interconexão, ubiquidade, algoritmos, produção e distribuição de notícias por inteligência artificial (jornalismo computacional), jornalismo de dados, jornalismo móvel, redes sociais, jornalismo multiplataforma.

O curso também vai analisar o significado das redes sociais a partir das diversas teorias (crítica, social, e cultural), as implicações do seu uso como fonte de informação, ferramenta de comunicação, interação e cooperação entre indivíduos na sociedade contemporânea; de que maneira a arquitetura das redes facilita a emergência de fenômenos como as fake news e os deepfakes e suas consequências para o jornalismo como atividade mediadora entre os diversos agentes envolvidos na comunicação e informação.

Os participantes que frequentarem, no mínimo, 75% das aulas terão direito a certificado. O número de vagas é limitado a 30 pessoas.

O curso é coordenado pela professora da graduação em Jornalismo da Uneb, Rosane Soares Santana, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora do Grupo de Estudos em Comunicação e Política (CP-Redes-Póscom), do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD-Facom) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT DD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui