Home Sem categoria Ultimo debate com os candidatos a Presidente da República é hoje(29), promovido...

Ultimo debate com os candidatos a Presidente da República é hoje(29), promovido pela Rede Globo

499
0

O evento será dividido em quatro blocos e vai ser transmitido a partir das 22h30 (de Brasília) em rede nacional.

Debate na Globo entre candidatos à Presidência: saiba horário, quem participa, regras e como assistir | Eleições 2022 | G1

(FOLHAPRESS)- O terceiro debate entre os candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022 acontece nesta quinta-feira (29),e será transmitido pela TV Globo. O evento será dividido em quatro blocos e vai ser transmitido a partir das 22h30 (de Brasília) em rede nacional.

Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

Esse é o último encontro dos candidatos antes da eleição. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro de 2022 e o segundo turno, se houver, para 30 de outubro.

Onde assistir ao debate Globo?

O evento será transmitido pela televisão, no canal aberto da Globo, pelo Globoplay e em outras plataformas digitais do grupo. De acordo com a programação da TV Globo, o debate poderá durar até 1h40 da sexta-feira (30).

Quem deve participar?

Sete presidenciáveis foram convidados para o debate, escolhidos por meio do critério de representatividade dos partidos no Congresso Nacional — de no mínimo cinco parlamentares. Além disso, a Globo informou que os convidados precisavam apresentar nenhum impedimento na Justiça — eleitoral ou comum.

Foram convidados para o debate os candidatos:

  • Ciro Gomes (PDT),
  • Jair Bolsonaro (PL),
  • Padre Kelmon (PTB),
  • Luiz Felipe D’Ávila (Novo),
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Simone Tebet (MDB) 
  • Soraya Thronicke (União Brasil).

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença, assim como o líder das pesquisas eleitorais Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse que irá. William Bonner será o mediador do debate presidencial.

Regras do debate

O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados.

Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Diferente de outros debates, o último embate entre os presidenciáveis terá apenas o confronto direto entre eles. Ou seja, apenas os candidatos farão as perguntas — sem a participação de perguntas feitas por profissionais da imprensa.

Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responder terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica. As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato.

O candidato escolhe para quem direciona sua pergunta, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco.

No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.

Ao final, os candidatos terão a chance de fazer suas últimas considerações pelo tempo de 90 segundos. Por sorteio foi definido que os dois últimos a falar serão justamente os líderes nas pesquisas: Lula e Bolsonaro, nesta ordem. Os dois, aliás, não ficarão lado a lado no estúdio.

E se alguém faltar ao debate?

Ficou acordado que neste caso o seu lugar permanecerá vazio, mas devidamente identificado com uma placa que o identifique pelo nome. O candidato faltoso poderá ser alvo de perguntas.

Previous articlePrefeito Simão Durando turbina candidatura de Maria Elena na reta decisiva da campanha
Next articleSindsemp discute com Secretaria de Saúde de Petrolina estratégias de trabalho para os agentes de combate às endemias